Abandonadas

Aves ornamentais são resgatadas na fronteira com a Argentina

A ação foi realizada pelo Ibama em parceria com o Mapa e a Sema do RS após solicitação de autoridades argentinas

Chegada no local onde passarão pela quarentena e os cuidados necessários para a reabilitação - Foto: Divulgação/Ibama

Atendendo a uma solicitação de autoridades sanitárias da fronteira Brasil/Argentina, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), junto de agentes da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema/RS) e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atuou no resgate de 60 aves ornamentais exóticas abandonadas na área aduaneira entre os municípios de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e de Passo de Los Libres, na Argentina.

2025-08-01 Parte das gaiolas apreendidas onde os espécimes foram encontrados.jpeg
Foto: divulgação/Ibama

As aves foram retidas pelo Servicio Nacional de Sanidad e Calidad Agroalimentaria (Senasa), entidade sanitária argentina, durante tentativa de ingresso dos transportadores no território argentino sem a documentação necessária para os animais. O Mapa e o Ibama foram, então, acionados para avaliar as condições dos espécimes e sua destinação.

Após identificação de local apto a receber as aves pela Sema/RS, os animais foram entregues às autoridades brasileiras e encaminhados para local adequado, onde passarão por quarentena e os cuidados necessários para reabilitação.