Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O terceiro período da andada do caranguejo-uçá, momento em que os crustáceos saem das tocas para o período reprodutivo e liberação de ovos, vai acontecer na próxima semana, entre segunda-feira (11) e sábado (16).
Durante esse período ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos caranguejos, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).
A andada do caranguejo-uça é o período reprodutivo em que os crustáceos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
Ainda em 2024, ocorrerá outro ciclo: de 9 a 14 de abril. As datas estão alinhadas com a Portaria Nº 325, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o ano de 2024, e foi aprovada pela sociedade civil, em reunião pública, e pela Comissão Tripartite Estadual, composta por órgãos ambientais federais, estaduais e municipais.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de Vitória promoveu ações para sensibilizar a população sobre os períodos da andada do caranguejo-uçá e também da importância da sua preservação
Está sendo realizando abordagens educativas e de sensibilização dos estudantes e das comunidades escolares junto às unidades de ensino localizadas no entorno de importantes áreas de manguezal de Vitória.
O objetivo da ação, é dialogar com estudantes e docentes sobre a importância desse período de reprodução e promover contextos interativos para a preservação do ecossistema manguezal. Mais de 1.800 abordagens, envolvendo alunos, professores e moradores, foram realizadas durante a iniciativa.
“É muito importante alertar sobre a preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna e, assim, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
As andadas anteriores aconteceram, de 12 a 17 de janeiro primeiro período, de 10 a 15 de fevereiro, o segundo período. Próximo período das andadas:
3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (Lua Nova)
4ª Período: de 9 a 14 de abril de 2024 (Lua Nova)




