Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

“
| O Projeto Biomas Mata Atlântica recebeu a visita de 37 alunos do IFES Campus Santa Teresa, sendo 27 do 3º ano do Curso de Técnico em Meio Ambiente- TMA e 10 do 7º período do Curso de Licenciamento em Ciências Biológicas- LCB. |
O Projeto Biomas Mata Atlântica, localizado em Linhares, Norte do Estado, recebeu a visita de 37 alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Santa Teresa, sendo 27 do 3º ano do Curso de Técnico em Meio Ambiente- TMA e 10 do 7º período do Curso de Licenciamento em Ciências Biológicas- LCB. O encontro foi realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O objetivo da visita foi conhecer de perto os resultados parciais dos Subprojetos de Pesquisa “Silvicultura de Espécies Arbóreas da Mata Atlântica com Potencial Econômico e de Restauração- ASP (Área de Sistema Produtivo) e outro de mesma denominação, mas avaliado em condições de Área de Preservação Permanente (APP), coordenados pelo pesquisador do Incaper Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho.
Desenvolvidos em parceria com o IFES, com a participação do professor Antonio Elias Souza da Silva,o projeto foi implantado há 4 anos e já mostra algumas espécies potenciais para produção de madeira e restauração ecológica. “A visita técnica foi muito importante como complementação pedagógica das disciplinas Elaboração de Projetos e Diagnóstico Socioambiental para os alunos de TMA e de Educação Ambiental para os alunos de LCB ”, ressaltou o professor.
O projeto tem como objetivo testar nas áreas classificadas como ASP e APP modelos de plantios de 27 espécies nativas da mata atlântica, usando a metodologia de restauração para fins de aproveitamento econômico para a primeira área e a metodologia de grupos de plantios com 45 espécies para a segunda área.
O líder dos subprojetos de pesquisa visitados, o pesquisador Pedro Luís Pereira Teixeira de Carvalho, explanou sobre a parceria institucional para a concepção e o desenvolvimento do Projeto BIOMAS, enfatizando o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a coordenação em nível nacional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a coordenação do Biomas Mata Atlântica, sob a responsabilidade da Bióloga do Incaper, Fabiana Ruas.
Segundo o pesquisador, os subprojetos são importantes para gerar informações que possam no futuro identificar espécies madeiráveis potenciais para fins econômicos e, em outra vertente, para restauração de áreas de aproveitamento ambiental, tais como topos de morro, matas ciliares e reserva legal. Durante a visita, ele demonstrou detalhes referentes à instalação dos subprojetos, concernentes a desenhos experimentais, repetições, parcelas, grupos de espécies e critérios de medições e coletas experimentais. “Os alunos tiveram a oportunidade de praticar as técnicas de medição e de poda de condução das árvores. Ficou nítido o entusiasmo dos estudantes em participar ativamente dessas dinâmicas ”, disse Pedro Carvalho.
Nas palavras da aluna Isabela Lousada do TMA, a participação foi fundamental para dar continuidade aos trabalhos. “Adorei a visita ao Projeto BIOMAS, especialmente por poder praticar a medição e a poda nas árvores ”, completou.
Outro que manifestou satisfação em visitar o Projeto foi o estudante do LCB Elias dos Anjos, afirmando que a oportunidade dessa visita técnica proporcionou a consolidação e a revisão de alguns conceitos sobre plantios silviculturais para produção econômica de madeira.
Fonte: Incaper





