Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Um espaço de fomento à agricultura vianense, esse é o Viveiro Experimental Municipal de Viana. Mais de 70 espécies estão sendo cultivadas no local. São plantas nativas, frutíferas e ornamentais. Além disso, é usado para estudos de testes de adaptação de novas espécies no solo e clima da cidade, como o lúpulo.
O Viveiro é um equipamento da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Agricultura (Semag), em que são desenvolvidas mudas para a produção no município. As plantas são doadas a produtores rurais, ao projeto Reflorestar e em ornamentação das belas praças da cidade.
Em 2022, mais de 150 mil mudas foram plantadas no viveiro, gerando uma economia de R$ 1,4 milhões para os cofres públicos.
Viveiro inova com lúpulo
O ano também foi abundante na colheita do lúpulo e o estudo provou ser um verdadeiro sucesso, quebrando o paradigma que a planta tinha mais facilidade de florescer em territórios com o clima temperado. Em menos de um ano, a planta floresceu três vezes, em todas as estações do ano. Essa dadiva não acontece nem nos maiores produtores mundiais.
A finalidade do cultivo experimental de mudas de lúpulo é a implantação do Polo de Cervejas Artesanais de Viana, o primeiro polo público do país com objetivo de fomentar o turismo sensorial e a produção da cerveja artesanal completamente vianense.




