Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Termina nesta segunda-feira (28) o prazo para inscrição do programa Agente Local de Inovação (ALI) para a categoria Rural do Sebrae-ES, juntamente com Fapetec (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura).
As inscrições vão até às 18hs, pelo horário de Brasília, e devem ser feitas online, por meio do portal da Fapetec – www.fapetec.org -> Unidade de Seleção -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo Sebrae/ES – ALI 02/2025 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados, sem pagamento de taxa. Por este endereço é possível, também, acessar o Comunicado 01 (abertura da seleção) e seus Anexos, com as informações completas, incluindo o número de vagas e região, bem como o detalhamento dos requisitos.
Observação: cada candidato poderá se inscrever apenas para uma (1) vaga.
Requisitos para os Agentes Bolsistas
Para a metodologia Rural, a finalidade é promover o extensionismo tecnológico e estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as mais sustentáveis e inovadoras, com duração de até 23 meses.
Estão sendo disponibilizadas 35 vagas (com cadastro reserva) para as regiões: Metropolitana de Vila Velha; Norte São Mateus/Nova Venécia; Central/Colatina; Central/Linhares; Sul/Cachoeiro; Sul/Guarapari; Serrana/Venda Nova e Caparaó/Guaçui.
A exigência é graduação completa, em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), nas áreas de engenharia agronômica; engenharia agrícola, engenharia florestal; engenharia de alimentos; engenharia de pesca; engenharia ambiental, medicina veterinária; zootecnia; gestão do agronegócio; tecnólogo em agronegócios, tecnólogo em alimentos, agroecologia, economia agrícola, mecanização agrícola ou cursos das ciências agrárias ou dos alimentos. E os candidatos que apresentarem, também, curso de pós-graduação em alguma dessas áreas receberão um (1) ponto adicional, limitado a um (1) curso, na avaliação. E necessário, ainda, comprovar experiência, como profissional de nível superior, de, pelo menos, seis (6) meses em atividades realizadas em propriedades rurais ou agroindústria.
Os agentes terão entre suas atividades, identificar e sensibilizar propriedades e empresas rurais para participar do Projeto, que comporão a base mínima para aplicação da pesquisa de extensão tecnológica; Acompanhar, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 propriedades e empresas rurais em cada Ciclo da Jornada ALI Rural (cada ciclo terá a duração de até 12 meses0; Obter do produtor e empresário rural a formalização do comprometimento em participar do Projeto; Elaborar relatórios técnicos de pesquisa, entre outras.
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo é composto por duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório, onde a primeira é a avaliação de conhecimentos e a segunda é a análise curricular e documental. Em caso de dúvidas é possível acessar o Fale Conosco, no próprio portal da instituição ou pelo e-mail: contato@selecaofapetec.org.br.
Sobre a FAPETEC: Fundação sem fins lucrativos de apoio a pesquisa, ensino, tecnologia e cultura. A entidade oferece serviços nas áreas de Recursos Humanos (Conhecimento a Serviço do Homem), Jurídico (Serviços Embasados na Legalidade) e Núcleo de Estudos e Pesquisas, sempre com o objetivo de orientar, capacitar e instruir os profissionais de empresas de qualquer área, entidades e órgãos governamentais para atingir suas metas. Mais informações: www.fapetec.org.





