Turma extra para Curso de Barragens em Cachoeiro de Itapemirim

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)...

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), atendendo à solicitação do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, vai abrir turma extra para Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos no município. O novo módulo será realizado entre os dias 15 e 19 de agosto.

Assim como na primeira turma &mdash, que passará pelo curso entre os dias 8 e 12 de agosto &mdash,, a segunda também vai contar com 40 vagas. As pré-inscrições efetuadas para o primeiro módulo servirão para o segundo, não sendo necessário repetir o procedimento. Os interessados podem continuar se inscrevendo até o dia 20 de julho. Mais de 160 inscrições já foram recebidas. As fichas dos candidatos serão analisadas pelo corpo técnico da Seag.

“Diante dessa crise hídrica precisamos pensar e planejar o futuro sobre o uso da água e a gestão desse recurso. Quando falamos de gestão, temos que falar em reservação, que é uma poupança. E, neste momento, a Secretaria nos entrega essa ferramenta de capacitação para os produtores e técnicos. Essa inteligência oferecida tem que ser usada para que não soframos com a falta de água no futuro ”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes.

A ação é da Seag e da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (SEEA). O projeto conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sistema OCB/ES.

“”Trata-se de uma importante capacitação, tendo em vista o cenário de escassez hídrica vivido pelo Espírito Santo. Ao final de cada curso, teremos turmas com profissionais muito bem capacitados para atuar na elaboração de projetos de barragens e também com uma boa base no que diz respeito à gestão dos recursos hídricos ”, disse o gerente de Sustentabilidade da Seag, Mauricio Pogian.

Curso

O Curso de Elaboração de Projetos de Barragens e Gestão de Recursos Hídricos é uma ação do Governo do Estado, por meio da Seag, em parceria com diversas instituições públicas e privadas. O objetivo é promover a capacitação técnica para a elaboração de projetos de pequenas barragens de terra, trâmites de licenciamento e outorga, além de trazer outros aspectos relativos à gestão de recursos hídricos e a práticas adequadas de manejo da água e solo.

O público-alvo da capacitação são engenheiros agrônomos, agrícolas ou civis ligados a instituições do Sistema Estadual de Agricultura e entidades parceiras, aos comitês de bacias hidrográficas, às prefeituras, às cooperativas e associações e às empresas de consultoria e profissionais autônomos.

As barragens são reservatórios que, em períodos de chuvas, ajudam a conter cheias em córregos e rios onde estão instaladas, armazenando a água em excesso e assim evitando inundações que, muitas vezes, causam estragos em cidades, bairros ou outras localidades.
As barragens também alimentam os rios, pois, no período de seca, a mesma água contida nas cheias é liberada para manter os cursos hídricos perenes, evitando que eles sequem.

Até novembro, serão 13 turmas, contemplando todas as bacias hidrográficas capixabas, capacitando, aproximadamente, 500 profissionais do Sistema Capixaba da Agricultura, de instituições parceiras e outras. A duração de cada etapa é de cinco dias, totalizando 40 horas.

O curso já foi realizado em Boa Esperança, Nova Venécia, Marechal Floriano, Anchieta e São Gabriel da Palha. As cinco turmas já capacitaram 184 profissionais.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos