pube
Geral

Troca de Saberes Sobre a Galinha Caipira é realizada em Linhares

por Redação Conexão Safra

em 04/12/2015 às 0h00

2 min de leitura

pube
A 1ª Troca de Saberes Sobre a Galinha Caipira, realizada na Fazenda Experimental do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em Linhares, reuniu cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais e criadores. O evento aconteceu nesta terça-feira (01) com o objetivo de compartilhar informações sobre sistemas de alimentação utilizados na avicultura caipira e em sistemas tradicionais por famílias assentadas, quilombolas e indígenas.

A atividade está vinculada ao projeto “Um novo olhar sobre os sistemas tradicionais, inovação e socialização de tecnologias para a transição agroecológica da produção animal ”, que abrange a avicultura caipira e apicultura, e é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e Incaper.

As pessoas que participaram do curso estão diretamente envolvidas com o projeto e também nos testes e ensaios desenvolvidos na Unidade Experimental de Produção Animal Agroecológica (UEPA) com o Incaper.

A pesquisadora do Incaper e Zootecnista em alimentação animal, Mércia Regina Pereira de Figueiredo conversou com os participantes sobre sistemas de alimentação. Em seguida, todos foram para a UEPA, onde a técnica em agropecuária do Incaper Renata Setúbal Lourenço, apresentou, na prática, um pouco do sistema de alimentação utilizado na criação de galinhas caipiras.

“Fizemos uma troca de saberes, com as experiências de vida e de criação de galinha, de agricultores indígenas, quilombolas e assentados com as nossas experiências feitas na UEPA. Mostramos alguns sistemas de alimentação para a substituição da soja, que além de ser um alimento não muito convencional, é caro ”, contou Renata.

Como parte da programação, os produtores participaram de um momento de interação. Durante o evento, todos trocaram ovos, sementes, mudas, manivas de mandioca, entre outros

“”Vim do município de Aracruz para aprender mais sobre os sistemas de alimentação. Tenho uma criação de 40 galinhas, e o que elas produzem eu já vendo nas feiras e nos supermercados””, completou a índia da aldeia Pau Brasil, Teodora da Silva.

Fonte: Incaper

pube