pube
Geral

Sicoob é sinônimo de apoio aos produtores de cafés especiais capixabas

O Sicoob Sul-Serrano é um dos principais apoiadores de ações que valorizam os cafés capixabas, desde a pesquisa, extensão e projetos pontuais 

por Redação Conexão Safra

em 07/12/2024 às 12h59

3 min de leitura

Sicoob é sinônimo de apoio aos produtores de cafés especiais capixabas

Foto: Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano

Flávio Sales Freitas, gestor da agência do Sicoob Sul-Serrano do município de Ibitirama, é um entusiasta dos cafés especiais. Engenheiro Agrônomo e cafeicultor, ele destaca o apoio do Sicoob à cadeia dos cafés especiais capixabas e mais, ressalta a vantagem competitiva do produto, traduzida em “dinheiro no bolso dos produtores”.

“Acompanhamos a evolução dos cafeicultores desde o início dessa jornada dos cafés especiais e o que mais nos empolga é a estabilidade de receita garantida ao produtor, com sacas comercializadas, em média a 2.500 reais, valores bem superiores aos cafés tradicionais”. Flávio destaca um fato curioso e até simbólico. “Servimos café especial em nossa agência desde 2010, quando pouca gente se importava com qualidade”.

pube

Ibitirama é um pequeno município capixaba que abriga o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira e, consequentemente, faz parte da área da IG (Indicação Geográfica) do Caparaó, registro que atesta a qualidade do café produzido na região. Paulo Roberto Alves, campeoníssimo do COY 2024 na categoria Arábica,  é cliente da agência Sicoob de Ibitirama desde 2010. “Somos muito próximos dos nossos associados e o Paulo Roberto está conosco há mais de 14 anos. Ver a evolução e a superação dele e da família nos dá alegria de uma forma muito intensa”, ressalta Freitas.

Foto: Paulo Roberto Alves, campeoníssimo do COY 2024 na categoria Arábica, cliente da agência Sicoob de Ibitirama desde 2010

O Sicoob é um dos principais apoiadores de ações que valorizam os cafés capixabas, desde a pesquisa, extensão e projetos pontuais. A missão executada na SIC (Semana Internacional do Café), em parceria com o Sebrae, Governo do Estado, Senar, OCB e outras entidades, por exemplo, acontece desde 2018, e contempla o apoio do transporte e hospedagem para a comitiva de produtores. “Esse ano, por exemplo, trouxemos vários títulos para o Espírito Santo. Ganha o produtor, o consumidor e toda a sociedade”, finaliza.

Flávio Sales Freitas, engenheiro agrônomo e cafeicultor, gestor da agência do Sicoob Sul-Serrano do município de Ibitirama

Outra marca da nossa cooperativa é apoiar os concursos municipais de qualidade de  café, tanto os do Espírito Santo quanto os de Minas Gerais, tão próximos de nós. Para Flávio é nesses concursos que “cafés incríveis são descobertos. E é muito bom fazer parte de toda essa jornada de conhecimento e evolução dos nossos produtores”.

Todo esse apoio do Sicoob à cafeicultura tem um DNA forte. Descendente de imigrantes italianos, Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano é filho, neto e bisneto de um dos produtores de café pioneiros em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas. Como cafeicultor, conhece a realidade local e, como presidente do Sicoob Sul-Serrano, sabe das potencialidades regionais. Ele vive essa jornada pela qualidade dos cafés capixabas há quase 30 anos. “São muitos atores, coragem de muitos produtores e também construções importantes de pesquisas e a exigência do mercado por mais qualidade do produto final.  Nossos cafés hoje são destaques em todas as competições”, comenta. (Trecho extraído da Folha Nova, de Venda Nova do Imigrante).

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!