Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Flávio Sales Freitas, gestor da agência do Sicoob Sul-Serrano do município de Ibitirama, é um entusiasta dos cafés especiais. Engenheiro Agrônomo e cafeicultor, ele destaca o apoio do Sicoob à cadeia dos cafés especiais capixabas e mais, ressalta a vantagem competitiva do produto, traduzida em “dinheiro no bolso dos produtores”.
“Acompanhamos a evolução dos cafeicultores desde o início dessa jornada dos cafés especiais e o que mais nos empolga é a estabilidade de receita garantida ao produtor, com sacas comercializadas, em média a 2.500 reais, valores bem superiores aos cafés tradicionais”. Flávio destaca um fato curioso e até simbólico. “Servimos café especial em nossa agência desde 2010, quando pouca gente se importava com qualidade”.
Ibitirama é um pequeno município capixaba que abriga o Parque Nacional do Caparaó e o Pico da Bandeira e, consequentemente, faz parte da área da IG (Indicação Geográfica) do Caparaó, registro que atesta a qualidade do café produzido na região. Paulo Roberto Alves, campeoníssimo do COY 2024 na categoria Arábica, é cliente da agência Sicoob de Ibitirama desde 2010. “Somos muito próximos dos nossos associados e o Paulo Roberto está conosco há mais de 14 anos. Ver a evolução e a superação dele e da família nos dá alegria de uma forma muito intensa”, ressalta Freitas.

O Sicoob é um dos principais apoiadores de ações que valorizam os cafés capixabas, desde a pesquisa, extensão e projetos pontuais. A missão executada na SIC (Semana Internacional do Café), em parceria com o Sebrae, Governo do Estado, Senar, OCB e outras entidades, por exemplo, acontece desde 2018, e contempla o apoio do transporte e hospedagem para a comitiva de produtores. “Esse ano, por exemplo, trouxemos vários títulos para o Espírito Santo. Ganha o produtor, o consumidor e toda a sociedade”, finaliza.

Outra marca da nossa cooperativa é apoiar os concursos municipais de qualidade de café, tanto os do Espírito Santo quanto os de Minas Gerais, tão próximos de nós. Para Flávio é nesses concursos que “cafés incríveis são descobertos. E é muito bom fazer parte de toda essa jornada de conhecimento e evolução dos nossos produtores”.
Todo esse apoio do Sicoob à cafeicultura tem um DNA forte. Descendente de imigrantes italianos, Cleto Venturim, presidente do Sicoob Sul-Serrano é filho, neto e bisneto de um dos produtores de café pioneiros em Venda Nova do Imigrante, nas Montanhas Capixabas. Como cafeicultor, conhece a realidade local e, como presidente do Sicoob Sul-Serrano, sabe das potencialidades regionais. Ele vive essa jornada pela qualidade dos cafés capixabas há quase 30 anos. “São muitos atores, coragem de muitos produtores e também construções importantes de pesquisas e a exigência do mercado por mais qualidade do produto final. Nossos cafés hoje são destaques em todas as competições”, comenta. (Trecho extraído da Folha Nova, de Venda Nova do Imigrante).





