Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) deu mais um passo decisivo rumo à consolidação do turismo de experiência como diferencial competitivo para os pequenos negócios. No último dia 15, o Polo Sebrae de Turismo de Experiência reuniu 13 consultores credenciados do Sebrae/ES para aplicar a oficina Turismo de Experiência na Prática, o que retrata uma etapa estratégica na disseminação das soluções desenvolvidas pelo Polo.
Segundo Renata Vescovi, gestora nacional do Polo Sebrae de Turismo de Experiência, a iniciativa representa uma entrega importante do Polo. “Estamos capacitando os profissionais que irão aplicar essa solução diretamente aos empreendedores capixabas. A oficina já foi testada com os negócios locais em Pindobas, município de Venda Nova do Imigrante, onde está localizada a sede do Polo, e agora está sendo repassada aos consultores que atuarão na ponta do atendimento.”
A metodologia da oficina, como explica o consultor do Sebrae/ES, Richard Alves, é essencialmente prática, permitindo que os empreendedores compreendam os conceitos e visualizem como podem aplicar em seus próprios contextos. “Nosso objetivo é que o turismo de experiência seja incorporado de forma efetiva aos destinos, gerando valor e autenticidade para os negócios”, afirma Richard.
A oficina Turismo de Experiência na Prática integra uma jornada de capacitações ainda maior iniciada em 2025, com diversas soluções voltadas à temática. “A capacitação corresponde à etapa de interação do produto com o mercado, e já está pronta para ser ofertada pelo sistema Sebrae. O próximo passo será a expansão nacional, com a replicação da metodologia para consultores de outros estados, fortalecendo a atuação do Sebrae em todo o país”, ressaltou Renata.
“Com iniciativas como essa, o Espírito Santo se posiciona como referência na construção de experiências turísticas autênticas e transformadoras, conectando cultura, território e empreendedorismo”, finalizou a gestora do Polo Sebrae de Turismo de Experiência.




