Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Linhares poderá receber o título de Capital Estadual da Bocha. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 74/2024, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), e leva em consideração a prática esportiva difundida na cidade e considerada inclusiva para pessoas com deficiência.
“Por ser um esporte desafiador, é muito recomendado para pessoas com disfunções motoras, uma vez que possibilita o desenvolvimento da coordenação, promovendo uma verdadeira condição de inclusão e igualdade de participação”, ressalta Scaramussa na justificativa da proposta.
O deputado explica que a bocha chegou ao Brasil com imigrantes italianos no século 20, ganhando popularidade nos anos 1980, contando com a criação de clubes e associações. Em 1984 tornou-se modalidade esportiva dos Jogos Paralímpicos, “proporcionando uma plataforma para atletas com deficiência representarem o Brasil em competições internacionais”, afirma.
Linhares conta com campeonato municipal e, em 2023, reuniu crianças e adolescentes com deficiência para disputar a modalidade dentro do circuito do Festival Paralímpico das Loterias da Caixa, lembra o deputado. “Destaca-se ainda (que) um dos grandes incentivadores da modalidade no município, o senhor Dari Mora, do Bochas Bar, falecido em 2018, durante muitos anos fomentou competições e manteve viva a prática no município”, cita.
O PL 74/2024 passará pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Desporto e de Finanças.





