Geral

Reserva Biológica Duas Bocas incentiva ciência cidadã

por Redação

em 07/12/2023 às 18h31

2 min de leitura

Reserva Biológica Duas Bocas incentiva ciência cidadã

Foto: Governo do ES

A Reserva Biológica (Rebio) de Duas Bocas, localizada em Cariacica, realizou na última semana, uma “Observação de Aves”. O objetivo da atividade foi incentivar a ciência cidadã, que são registros fotográficos das espécies feitos pelos cidadãos que são comprometidos com a sustentabilidade da Unidade de Conservação (UC). A ação envolveu ao todo, 11 admiradores de aves.

Durante a atividade, foi avistado um Beija-flor-vermelho da espécie Chrysolampis mosquitus, sendo considerado o primeiro registro da Rebio. Já os destaques do dia foram o sábia-pimenta (Carpornis melanocephala); um jovem urubu-rei Sarcoramphus papa; e a choquinha-pequena (Myrmotherula minor), além de 70 novos registros de espécies de aves.

“Foi um dia para os participantes explorarem vários locais da UC, além das nossas trilhas próximas da sede também foi possibilitada a ida à trilha de Alto Alegre e um passeio na represa, para registro das aves aquáticas”, disse o gestor da Reserva Biológica (Rebio) de Duas Docas, Rafael Lorenzon Boni.

“A observação de aves nas Unidades de Conservação traz muitos benefícios, pois com ela temos sempre pessoas ajudando a olhar e monitorar áreas em que, muitas vezes, não conseguimos estar e com isso temos a diminuição de atividades ilícitas. E o mais importante é que com a atividade temos a possibilidade de sempre estarmos atualizado a lista de avefauna. Como neste evento, em que foi registrada uma nova espécie para a Rebio”, explicou Boni.

Reserva Biológica Duas Bocas protege um importante fragmento florestal de vegetação primária de Mata Atlântica, além de uma exuberante vegetação que abriga uma rica e diversificada fauna, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!