Mais lidas 🔥

Previsão do tempo
Primeiras ondas de frio do outono devem chegar entre maio e junho

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de março

Anuário do Agronegócio Capixaba 2025
Entre moquecas e balões: o Espírito Santo que inspira

Alerta de chuva
Espírito Santo inteiro entra em alerta de perigo para chuvas intensas

Mercado do café
Conflito no Oriente Médio volta a elevar preço do café

As chuvas que castigaram a cidade de Mimoso do Sul na madrugada do último sábado (23), deixaram um rastro de destruição, mortes e desolação, não só na zona urbana do Município. No interior a situação não é diferente.
A região da Reserva, distrito de Conceição de Muqui, foi a mais atingida. “Teve sítio que acabou. Produtores que não tem mais condições de morar onde moravam, outros perderam até dois, três mil pés de café, terreno com quase meio alqueire onde não dá para plantar mais nada, acabou”, explica o produtor Evandro Alemonge, da comunidade Santa Teresa, vizinha da Reserva.
Ainda segundo o morador, não foi possível andar por todas as comunidades ao redor, uma vez que a prioridade foi o resgate de pessoas. “Animais como porco e galinha tivemos perdas enormes, já o gado não foi possível avaliar ainda, priorizamos o resgate das pessoas, água e alimentação”
Cerca de 15 casas da região foram carregadas com a força da água e aproximadamente 30 terão que ser reconstruídas. Cinco pessoas que moravam na reserva morreram e ficou ferida. Até na tarde desta terça-feira (26), a energia elétrica ainda não havia sido restabelecida.
A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) informou nesta terça-feira que ainda não é possível dimensionar de forma mais precisa o prejuízo porque existem áreas com estradas bloqueadas. A região afetada é uma bacia leiteira e, com a queda de barreiras nas zonas de produção agrícola e pastagens, o pasto foi danificado assim como as lavouras.
Equipes de manutenção da Secretaria seguem em campo realizando os serviços de limpeza e manutenção e, dentro do possível, abrindo passagem nas vias rurais, principalmente nos trechos do Caminhos do Campo mais afetados pelas chuvas. São cerca de 200 quilômetros de vias vicinais rurais pavimentadas pelo Governo do Estado, onde as equipes de manutenção estão atuando.





