Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

La Niña está acabando? O que mostram os sinais ocultos no Pacífico para 2026

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Capacitação no agro
Como o cacau pode render muito além do chocolate

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

“
Um levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, apontou os “dez queijos que você precisa conhecer ”, reunindo amostras de todo o Brasil. Entre os selecionados, está o queijo tipo Asiago, produzido no distrito de São José do Alto Viçosa, em Venda Nova do Imigrante.
O produto é fabricado no laticínio Orolatte, do italiano Amedeo Mazzocco, 27 anos, que vive no Brasil desde setembro de 2014. A ideia de produzir queijos surgiu porque Amedeo não encontrou na região algum produto que se assemelhasse ao que ele consumia na Itália. Foi adaptando parte de sua residência e fazendo adaptações que hoje ele tem capacidade de trabalhar até com 800 litros de leite.
“Dividimos a casa e fizemos uma expansão para construir um pequeno laticínio, sem intenção de produzir uma grande quantidade, mas um bom queijo. Hoje nossa produção chega a 20 quilos por dia, utilizando 200 litros de leite ”, conta Amedeo.
O queijo selecionado tem as características do Asiago, que é produzido na região do Veneto, na Itália, onde Amedeo nasceu e cresceu.
Um dos diferenciais da produção do laticínio Orolatte é que os queijos são feitos até duas horas após a ordenha o que garante a permanência de propriedades no leite que não haveriam se ele fosse resfriado, agregando qualidade ao produto final. São produzidos quatro tipos de queijos, mas são feitas experiências e testes de novos sabores. Atualmente, a equipe está fazendo alguns produtos com leite de cabra e com cerveja artesanal.
O laticínio de Amedeo conta com mais dois funcionários na produção e um vendedor. Os produtos são comercializados em estabelecimentos e pousadas de Venda Nova, e também no próprio laticínio, que recebe turistas, principalmente nesta época do ano.
Queijo Asiago
O Asiago é um queijo italiano, produzido em Asiago, província de Vicenza, região do Veneto, na Itália. Tem textura aerada e casca acetinada quando jovem. O Asiago tem duas variações: o pressato e o d´Allevo. O primeiro é elaborado com leite integral e curado por 20 a 30 dias, que resulta num queijo com gosto adocicado. Já o outro, passa por um lento processo de maturação. Depois de dois anos em maturação o queijo tipo Asiago adquire um sabor mais forte.
Fonte: aquinoticias.com / Edézio Peterle





