Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

O conceito de agricultura de precisão deverá ganhar um impulso no Espírito Santo caso seja implantada iniciativa idealizada pelo deputado Pablo Muribeca (Republicanos) que prevê o fornecimento de drones a produtores rurais.
O Projeto de Lei (PL) 314/2025 institui o programa Drone no Campo e propõe que o equipamento seja fornecido pelo estado para cooperativas, sindicatos e associações de produtores, o que permitirá monitorar as plantações, identificando de forma precoce doenças e pragas que podem ameaçar a lavoura.
Pablo cita ainda que o mapeamento de áreas feito por drones evita desperdícios, possibilitando ao agricultor otimizar e racionalizar os gastos com água, fertilizantes e outros insumos.
Produtividade
“Ao disponibilizar drones para associações, cooperativas e produtores rurais, especialmente os de pequeno e médio porte, o Estado contribui para o aumento da produtividade, a redução de custos, a sustentabilidade ambiental e a competitividade no campo”, projeta o deputado.
A iniciativa propõe ainda a capacitação dos agricultores, garantindo o uso eficiente e seguro da tecnologia, fortalecendo a autonomia das comunidades rurais e ampliando a geração de renda no campo.




