Mais lidas 🔥

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Operação volante
Transporte irregular de café e pimenta-do-reino vira alvo de operação no Norte capixaba

Café e fotografia
Fotografia valoriza o café do Brasil e recebe prêmio internacional
Foram distribuídas para os produtores rurais de Guaçuí 3.750 mudas de laranja das variedades Bahia (Lavelate, Nanelate e Navelina), Pera, Salustiana e Valência, as quais foram anteriormente avaliadas e definidas como as melhores opções para o município, com base nas condições climáticas da região.
A entrega foi realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Alimentar de Guaçuí (Semag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), beneficiando em torno de 20 famílias, com objetivo de implantação de pomares comerciais.
“Com a entrega dessas mudas os produtores podem diversificar suas propriedades, e inserir uma atividade além da cafeicultura, que é predominante na região, e assim, tem a oportunidade de ampliar e distribuir melhor ao longo do ano a renda familiar ”, disse Márcia Varela, engenheira agrônoma, extensionista do Incaper.
Essas mudas são provenientes de viveiros de São Paulo e Espírito Santo e passaram por avaliações fitossanitárias, a fim de evitar que pragas e doenças que acometem plantas em outras regiões do país cheguem aos nossos pomares. Os produtores que receberam as mudas foram previamente cadastrados pela Secretaria de Agricultura e Incaper, de acordo com interesse e disponibilidade de área apta para o plantio e tem o compromisso de fazer o manejo adequado e comercialização das frutas que serão produzidas. “Complementando a questão da diversificação das propriedades e geração de renda, os agricultores familiares poderão contar com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para escoar a produção das laranjas vendendo para a Alimentação Escolar ”, lembrou Marta Carvalho, subgerente de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Agricultura.
Fonte: Prefeitura de Guaçuí





