Produtores de Laranja da Terra recebem Cadastro Ambiental Rural

A equipe técnica...


A equipe técnica do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, no último sábado (25), do Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), no município de Laranja da Terra, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e apoio da Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Incaper e Idaf.

Na oportunidade, 21 produtores rurais de Laranja da Terra receberam o seu Cadastro Ambiental Rural (CAR) devidamente validado pelo Idaf. Segundo o engenheiro agrônomo do Instituto, Jonnyr Goncalves Moreira, “o CAR é uma exigência do novo Código Florestal, obrigatório para todos os imóveis rurais. O prazo para obtenção do documento foi prorrogado pelo Governo Federal para maio de 2016, mas é importante que os produtores busquem o Idaf para iniciar o processo, uma vez que o cadastro é pré-requisito para a obtenção de licenciamentos e outros serviços junto ao Instituto. Além disso, a partir de 2017, as instituições financeiras exigirão o cadastro para acesso ao crédito rural ”, orienta Jonnyr.

O mutirão foi, ainda, oportunidade para que os técnicos do Idaf orientassem e esclarecessem dúvidas dos participantes sobre atividades inerentes ao Idaf, como licenciamento ambiental, regularização fundiária e o próprio CAR.


Fonte: Idaf

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos