Mais lidas 🔥

Recursos hídricos
Justiça derruba lei que isentava pequenos produtores da cobrança pelo uso da água no Espírito Santo

Sustentabilidade no campo
Abelhas sem ferrão ajudam produtor a reparar impactos do desmatamento

Empreendedorismo no café
Casal enfrenta desafios e consolida cafeteria em cidade sem tradição cafeeira

Fiscalização
Carga de café sem nota é apreendida em fiscalização

Turismo regional
Rota Caminhos da Sabedoria avança como novo produto turístico de Ibiraçu

Fundadora da Florinda Óleos Essenciais, Cleicy Alves de Brito Zanetti alcançou reconhecimento nacional ao conquistar o terceiro lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, na categoria Produtora Rural.
A representante do Sindicato Rural de Batatais já havia vencido a etapa estadual em São Paulo, o que a qualificou para representar a região na disputa brasileira.
Com uma trajetória inspirada na paixão por plantas medicinais herdada de sua avó e sua mãe, Cleicy transformou essa conexão com a natureza em negócio sustentável. Na Fazenda Santa Olinda, cultiva plantas medicinais, aromáticas e condimentares, produzindo hidrolatos e óleos essenciais para repelentes naturais, perfumes e outros produtos. “Esse prêmio é resultado de anos de aprendizado e dedicação. Lembro-me de achar que minha história não era importante, mas hoje vejo o impacto positivo que ela pode ter”, reflete.
A consagração da produtora também se conecta à Comissão Semeadoras do Agro, iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp). Por meio do grupo, Cleicy participou de encontros que promovem a qualificação e o intercâmbio entre trabalhadoras rurais. “O contato com as Semeadoras foi transformador. Enxerguei novas possibilidades e pude trocar experiências que fortaleceram minha confiança”, destaca.
Outro marco em sua construção de carreira foi a participação no primeiro Empretec Rural Feminino, promovido pelo Sebrae e pela Faesp/Senar-SP, em Batatais, em junho de 2023. Cleicy descreve a experiência no seminário intensivo, criado pela ONU e promovido em 40 países, como um divisor de águas. “O Empretec mudou minha visão sobre gestão de negócios. Aprendi a precificar meus produtos, planejar estratégias e liderar com mais clareza.”
Como coordenadora local das Semeadoras do Agro em Batatais, Cleicy ajudou a adaptar boas práticas profissionais para fortalecer a atuação de outras mulheres no setor rural. “Juntas, trocamos conhecimentos e enfrentamos preconceitos. Acreditar no nosso trabalho é fundamental para superar desafios”, afirma.
O investimento em capacitação foi uma constante ao longo de sua trajetória. Cleicy participou de diversos treinamentos, cursos e eventos, alguns com professores internacionais vindos de países como Canadá e Austrália. Uma das iniciativas mais marcantes foi o Programa ALI Rural (Agente Local de Inovação) do Sebrae, que impulsionou sua atuação empreendedora e ampliou sua rede de contatos.
O reconhecimento nacional coroa uma jornada de dedicação e inovação. “Cada conquista valida o caminho percorrido. Estou honrada por representar bem o estado de São Paulo e mostrar que mulheres podem transformar o campo com coragem e qualificação”, conclui Cleicy.
Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, felicita a conquista de Cleicy. “Todas as produtoras paulistas podem se espelhar nela. A Cleicy representa todas as mulheres que se dedicam nas propriedades rurais. A conquista dela é uma conquista de todas”, diz.
O presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, lembra que a Comissão Semeadoras do Agro foi uma ideia que começou com o então presidente da Faesp, hoje presidente de honra da Federação, Fábio Meirelles. “Estamos dando continuidade a um projeto que teve a semente plantada por Fábio Meirelles, e que hoje inspira a criação de outros grupos femininos em todo o País”, comenta Tirso.




