Geral

Prêmio Educador Transformador estende inscrições até 19 de fevereiro

Professores que realizam projetos de educação empreendedora nas instituições de ensino podem concorrer em sete categorias do prêmio

por Assessoria de Imprensa do Sebrae/ES

em 14/02/2024 às 6h59

3 min de leitura

Foto: Pixabay

Professores de todo o Brasil que realizaram projetos de educação empreendedora têm mais alguns dias para participar do Prêmio Educador Transformador, uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As inscrições foram prorrogadas até 19 de fevereiro pelo site https://educadortransformador.com.br/.

 Para participar, é necessário que os projetos tenham sido realizados entre 2021 e 2023 e estejam vinculados a instituições de ensino. As ações podem ter ocorrido em diversos formatos, como atividades, estudos, jogos, metodologias, cursos, tecnologias, desafios, apresentações, competições, serviços ou produtos.

 A prorrogação do prazo proporcionará aos educadores a oportunidade de finalizar e formatar seus projetos de acordo com o modelo proposto na inscrição. Estender o prazo até depois do Carnaval não prejudicará as etapas seguintes, oferecendo aos educadores uma motivação extra para se inscreverem.

 O professor candidato poderá inscrever um ou mais projetos nas sete categorias do prêmio: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano); Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 O prêmio é uma iniciativa do Programa Educação Empreendedora, criado pelo Sebrae nacional, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare. Na edição anterior, aproximadamente 2,9 mil projetos foram inscritos. Nesta edição, a competição inclui etapas estaduais, regionais e uma nacional. O anúncio dos vencedores na etapa final está previsto para o final de abril, durante a Bett Brasil, em São Paulo (SP). 

 

Sobre a Educação Empreendedora

 Criado pelo Sebrae, o Programa de Educação Empreendedora já alcançou 97% dos municípios brasileiros, com 13,5 milhões de atendimentos a alunos e mais de 1 milhão de professores assistidos, com ações que oferecem formação e capacitação com ferramentas e metodologias pedagógicas específicas.

 Depois da aprovação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Empreendedora ganhou força na educação formal brasileira, uma vez que o desenvolvimento de competências empreendedoras está alinhado às novas diretrizes da Educação no país.

 Em 2023, o programa alcançou 90.409 estudantes e 4.378 professores de 63 municípios do Espírito Santo. Além disso, 25 escolas empreendedoras estão sendo criadas e também foram impactadas pelo programa.

 “Levamos capacitação para os professores sobre a cultura empreendedora e esse conhecimento é replicado com os alunos, que desenvolvem habilidades e competências que podem transformar a realidade de um território. Costumo dizer que a Educação Empreendedora tem o objetivo de trabalhar as lideranças do futuro”, explicou Jussara Pancieri, coordenadora do programa no Sebrae/ES.

 No estado, o programa é realizado em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), sindicatos rurais, secretarias municipais de educação, Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger/ES), Sindicato das Empresas Particulares de Ensino (Sinepe), faculdades privadas e a Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Confira o cronograma previsto:

19/02/2024 – Encerramento das inscrições.

25/03/2024 – Divulgação dos vencedores estaduais.

05/04/2024 – Divulgação dos vencedores regionais.

25/04/2024 – Divulgação do ganhador, na Bett Brasil.

Sair da versão mobile