Caparaó capixaba

Pedra Menina recebe 8ª edição do Conexão Caparaó nos dias 16 e 17 de janeiro

Conexão Caparaó acontece em janeiro, em Pedra Menina, e valoriza famílias pioneiras da cafeicultura capixaba

Foto: divulgação

A organização de um dos eventos mais tradicionais do Caparaó anunciou, nos primeiros dias de 2026, a programação de sua 8ª edição. O Conexão Caparaó acontece nos dias 16 e 17 de janeiro, em Pedra Menina, distrito de Dores do Rio Preto. Com o tema “Nossas Origens”, o encontro deste ano homenageia as famílias pioneiras que ajudaram a escrever a história do Caparaó capixaba.

O encontro, que reúne produtores, empreendedores, moradores e visitantes ligados à produção de cafés de qualidade, terá, ao longo dos dois dias, uma vasta programação, com passeio de trator, copa de preparo de café, leilão, palestras, shows musicais, dia de campo e oficinas.

A novidade desta edição é a 1ª Sessão de Cinema Conexão Caparaó, com a exibição do documentário “Nossas Origens e seus Contos”. Com cerca de uma hora de duração, o filme retrata a trajetória das famílias que, geração após geração, moldaram o distrito de Pedra Menina, consolidando-o como um dos territórios mais especiais do Espírito Santo e do Brasil quando o assunto é café de qualidade.

O evento é organizado pela Associação dos Produtores Rurais de Pedra Menina (Aprupem), que também idealizou e roteirizou o documentário, com apoio da Prefeitura de Dores do Rio Preto e parceria do Sicoob e do Sicredi.

Serviço
Evento: Conexão Caparaó
Data: 16 e 17 de janeiro
Local: Pedra Menina – Dores do Rio Preto (ES)

Sobre o autor Rosimeri Ronquetti Rosi Ronquetti é jornalista, formada em 2009 e pós-graduada em gestão em assessoria de comunicação. Repórter do agro, sua atuação se concentra na produção de reportagens do setor (incluindo perfis e histórias). Algumas de suas reportagens conquistaram premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos