Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Terminaram na última quinta-feira (21) as ações da Semana da Rastreabilidade na Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES). A iniciativa teve o objetivo de oferecer orientações aos produtores rurais sobre práticas de rastreabilidade e as mudanças relativas ao prazo de uso da nota fiscal. O encerramento contou com uma palestra ministrada por representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e dos demais órgãos vinculados ao setor agrícola.
Durante toda a semana, a Ceasa-ES foi o epicentro de atividades de orientação voltadas para a disseminação de informações sobre a rastreabilidade dos produtos agrícolas e as novas diretrizes relacionadas à utilização da nota fiscal – que entrarão em vigor a partir de 1º de maio. Produtores rurais de diversas regiões do Estado compareceram no auditório da Central para participar do evento.
A palestra de encerramento consolidou os aprendizados da Semana da Rastreabilidade, realizada nos dias 18 a 21 de março. Diversos temas foram abordados, incluindo a importância da rastreabilidade na cadeia produtiva, os benefícios para os consumidores e para a segurança alimentar, além das obrigações legais dos produtores em relação à emissão e uso da nota fiscal.
A Semana da Rastreabilidade na Ceasa-ES não apenas ofereceu conhecimentos técnicos e legais aos produtores rurais, mas também proporcionou um espaço de troca de experiências entre os participantes e esclarecimento de dúvidas. A expectativa é que os ensinamentos compartilhados durante o evento contribuam para uma produção agrícola mais sustentável, transparente e segura no Espírito Santo.
Com a conclusão da Semana da Rastreabilidade, os organizadores e colaboradores reafirmam o compromisso de continuar promovendo iniciativas semelhantes, visando sempre o desenvolvimento e aprimoramento do setor agrícola do estado. O trabalho conjunto entre o Ministério Público, órgãos estaduais e os produtores rurais é essencial para alcançar esse objetivo comum de fortalecer a agricultura capixaba.
Informação:
Participaram da ação representantes dos seguintes órgãos: o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Regional do Consumidor; o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper); a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); a Vigilância Sanitária (VISA) de Cariacica e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Para a ação foram convidados, para prestarem apoio, diversos outros órgãos como o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), o Procon Municipal de Cariacica, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC) do MPES, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), o Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais de Vila Velha, Vitória e Serra.





