Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Modelos climáticos
La Niña deve perder força nos próximos meses e terminar no fim do verão

Periquito-da-praia
A vovó tinha razão! Estudo confirma potencial anti-inflamatório de planta da medicina popular

Modelos climáticos
Próximo El Niño deve ser formar em 2026

Mercado
Mesmo com menor demanda, baixa oferta garante estabilidade nos preços do mamão

Reforçando seu compromisso com as discussões da agenda sobre mudanças climáticas, o Sicoob participou do lançamento da Rede Financeira para a Amazônia durante maior evento sobre mudanças climáticas do mundo, a COP28. O encontro foi realizado em 05 de dezembro, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e contou com a participação do Diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, Ênio Meinen.
A instituição financeira cooperativa representa o setor como membro fundador da “Rede”, ao lado de outros atores do sistema financeiro brasileiro e de nações vizinhas, executivos do BID Invest e da International Finance Corporation (IFC).
De acordo com Meinen, o pacto tem como objetivo intensificar ações para o desenvolvimento socioeconômico, ambiental e sustentável da região. A frente envolve agentes financeiros privados e se soma à “Coalizão Verde”, formada por bancos públicos de países da Amazônia.
“Assumimos esse compromisso com foco em incentivar, por meio de apoio técnico e financiamento, a geração de emprego e renda, inclusão financeira e a redução das desigualdades, em convergência com a conservação e restauração da Região Amazônica. Essas metas se associam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da ONU e estão intimamente conectadas com a doutrina cooperativista”, afirma Meinen.
Além dos objetivos descritos pelo executivo, haverá incentivo para a identificação de soluções financeiras inovadoras e sinergia com o setor público, sempre com foco no impacto positivo e sustentável em toda a área.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 ocorre até 12 de dezembro, nos Emirados Árabes. O encontro reúne mais de 200 líderes internacionais e milhares de participantes, de 197 países diferentes, que discutem soluções para mitigar os efeitos do aquecimento global.
Em 9 de dezembro, Ênio participa do painel “Cooperativas aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar”, às 6h30min. (horário de Brasília), com transmissão ao vivo por meio do canal no YouTube.




