São Mateus

MST: cerca de 300 famílias ocupam fazenda no Norte do ES

MST São Mateus fazenda
Foto: reprodução/redes sociais

Cerca de 300 famílias ocupam, desde a madrugada desta quarta-feira (17), terras em São Mateus, Norte do Espírito Santo. A fazenda, chamada Coqueirinho, fica no quilômetro 14, às margens da BR-381, e já foi sede de uma fábrica produtora de farinha de mandioca e amido de milho. 

“A nossa reivindicação é o assentamento das 1,4 mil famílias acampadas no Espírito Santo e a desapropriação de áreas que a gente chama de defensáveis, que são locais como este, que não cumprem com a lei do Ministério do Trabalho, que são improdutivas ou que tem dívida com a União”, disse Eliandra Fernandes, membro do Movimento Sem Terra (MST) pelo Espírito Santo, afirmando ainda que a área está na Justiça por causa de dívidas trabalhistas. 

Moradores da região informaram que os manifestantes estavam em carros particulares e que, assim que notaram a movimentação, acionaram a Polícia Militar. Além disso, relataram que o grupo está numa área de pasto, onde há gado.  A reportagem está tentando contato com os proprietários das terras, mas até o momento, não conseguiu.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos