Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

Na última semana, entre os dias 9 e 13 de junho, as cotações do mamão havaí avançaram significativamente nas principais regiões produtoras. Apesar da diminuição das precipitações, mamocultores relataram que as chuvas acima do esperado nas últimas semanas continuam impactando a qualidade atual dos mamões, com a persistência de doenças fúngicas, como mancha-chocolate e fitóftora — o que tem reduzido a oferta de frutas de boa qualidade.
Além disso, as chuvas e as temperaturas mais baixas também limitaram o desenvolvimento dos frutos, gerando menor oferta nas lavouras.
Dessa forma, os preços de comercialização foram 258% superiores para o Havaí 12-18 do norte do Espírito Santo em relação à semana passada, sendo cotado a R$ 3,17/kg. Melhores preços também foram registrados no atacado paulista.
De acordo com colaboradores do Hortifrúti/Cepea, o tipo 15-18 foi negociado a R$ 62,00/cx de 8 kg, avanço de 35% frente à semana anterior.
Para as próximas semanas, a tendência é de menor demanda pela fruta, em virtude do feriado de Corpus Christi (16), o que pode voltar a pressionar as cotações na roça, apesar das perspectivas de menor oferta.




