Mais lidas 🔥

Produção de peixes
Gigante da tilápia: cooperativa finaliza unidade com capacidade para 20 toneladas diárias

Chance de El Niño forte ou muito forte cresce e acende alerta para 2026

Agricultura familiar
Projeto Mulheres do Cacau implanta sistemas agroflorestais e unidades de beneficiamento de amêndoas

Chuva atípica pode superar média de junho no Sudeste e Centro-Oeste antes do inverno

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 08 de junho

O Laboratório de Solos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes Campus Itapina, recebeu mais uma vez o Certificado de Excelência do Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade – PAQLF, emitido pela Embrapa Solos.
O Certificado de Excelência e Qualidade é emitido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa e tem como desafio: desenvolver, em conjunto com os parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária, um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso país.
O PAQLF foi instituído em 1992 e dele participam os laboratórios que utilizam o Método Embrapa de Análise de Solos. A participação dos laboratórios é voluntária e de âmbito nacional. Atualmente fazem parte do PAQLF cerca de 140 laboratórios de fertilidade de todas as regiões do país.
Em seu início, o PAQLF teve como objetivo proporcionar um meio de avaliação e de correção da qualidade analítica dos laboratórios participantes. Com a adoção do Selo de Qualidade a partir de 1998, também passou a funcionar como um meio de atestar o desempenho satisfatório dos participantes perante seus clientes externos.
Com mais essa conquista, o Laboratório de Solos mantém seu compromisso com o trabalho desenvolvido em atendimento a produtores rurais e pesquisadores e reafirma a importância de uma análise séria e de qualidade.




