Itapemirim oficializa Programa Leite é Vida e realiza chamada para cadastro

por Redação Conexão Safra

em 20/04/2018 às 0h00

2 min de leitura

“Um sonho se tornando realidade ”. É assim que muitas mães de crianças matriculadasna rede pública do município de Itapemirim, no litoral Sul, definem o Programa “Leite é Vida”. Serão mais de três mil alunos contemplados pelo projeto integrado das secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Educação.

O programa “Leite é Vida ” é pioneiro no país e foi criado para distribuição diária deum litro de leite &ndash, tipo pasteurizado &ndash, integral, enriquecido com Ferro Quelado e Vitaminas “A ” e “D ”, para cada criança regularmente matriculada na rede municipal de ensino, na faixa etária compreendida entre seismeses e seteanos de idade.

O projeto não é uma mera assistência social, é uma mola propulsora para economia local e uma ação de combate à evasão escolar, uma vez que o leite é adquirido dos próprios produtores do município que, mediante cadastroprévioefetivado ,receberão incentivos materiais para essa produção.

Após a aquisição, o leite segue para o beneficiamento e pasteurização, quando há o enriquecimentocom Ferro Quelado e Vitaminas “A ” e “D ” . A formulado leite a ser distribuído tem um concentrado importado, fruto de diversos estudos feitos no Canadá e Dinamarca,ou seja, empaíses de primeiro mundo, o que suplementará significativamente a nutrição das crianças cadastradas.

Os pais das crianças matriculadasdeverão levar os alunos àsUnidades de Saúde para fazer acompanhamento nutricional a partir da próxima segunda-feira (23), onde receberão uma Carteira de Acompanhamento Nutricional (CAN). A distribuição do leite se dará a partir do dia 10 maio, data escolhida para o lançamento do programa.

O projeto é umaforma de combater a desnutrição alimentar da população infantil que frequenta a Rede Municipal de Ensino nas creches, Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental na faixa etária estabelecida. Todas as escolas da rede pública de Itapemirim serão contempladas.

A devolução da embalagemdo leite deverá ser feita no mesmo local de sua distribuição,pois o programa possui cunho sustentável,esuas embalagens são100%recicláveis.

O programa “Leite é Vida ” será regulamentado, controlado, fiscalizado e executado pela Secretaria Municipal de Integridade Governamental e Transparência,com apoio das secretarias municipais de Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Assistência Social e Cidadania.

fonte: ES.GOV

Exit mobile version