Cooperativismo

Grupo Póde Mulheres, da Cafesul, participa de dia de campo em Muqui

Encontro abordou temáticas relevantes para a rotina de produção das cafeicultoras, como gestão financeira de propriedades e sustentabilidade no campo

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 29/04/2024 às 5h00

2 min de leitura

Integrantes do grupo Póde Mulheres em dia de campo. Foto: divulgação Cafesul

No último dia 10 de abril, foi promovido um dia de campo com as integrantes do grupo Póde Mulheres, na propriedade de uma cooperada, localizada em São Luís, no município de Muqui. A ação foi organizada pelo projeto Negócio Lucrativo Rural, em parceria com a Cafesul, o Sistema OCB/ES e o Sebrae/ES.

O encontro contou com a participação de cafeicultoras e cooperadas da Cafesul que atuam no grupo Póde Mulheres. Os conteúdos apresentados abordaram a análise financeira e gestão de propriedades rurais e questões relacionadas à sustentabilidade no campo.

Outra atividade foi a palestra “Despertando o potencial sustentável com estratégias para o uso eficiente de bioinsumos na cafeicultura para as pequenas produtoras rurais”. As mulheres também participaram de uma aula prática de produção de biofertilizantes e puderam tirar dúvidas sobre uma biofábrica recentemente criada pela Cafesul.

Além de momentos dinâmicos de aprendizado, o dia de campo contou com um sorteio de brindes e um café da tarde especial, com produtos fornecidos por mulheres empreendedora locais.

A gerente administrativa da Cafesul e coordenadora do grupo Póde Mulheres, Natércia Bueno, destaca a importância do projeto Negócio Lucrativo Rural para o aprimoramento das produções das cooperadas. “Esse tipo de ação e oportunidade impulsiona cada vez mais o protagonismo feminino nas propriedades. Dentro do projeto, as produtoras recebem mensalmente a visita de profissionais agrônomos que realizam as checagens técnicas nas lavouras, a análise de solo e produto e o acompanhamento de custos e investimentos”, destacou.

De acordo com a gerente, devido a esse apoio as cafeicultoras e suas famílias podem buscar mais conhecimento para atuarem com excelência no manejo de suas plantações.

O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, ressalta que momentos de capacitação e aprendizagem como esse são fundamentais para o engajamento das cafeicultoras. “Essa parceria que o grupo Póde Mulheres tem é belíssima e impulsiona cada vez mais o protagonismo feminino no campo. Temos orgulho de estarmos apoiando e cultivando esse projeto”, destaca a liderança.

Exit mobile version