Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Faltam apenas dois dias para o prazo de inscrição do ‘Jovens Líderes do Agro’ acabar. Os interessados em participar da 6ª edição do CNA Jovem, programa que impulsiona o desenvolvimento de novas lideranças do agro, têm até este domingo (19) para se inscrever.
O Sistema Faes / Senar-ES / Sindicatos Rurais está responsável pelo programa no Espírito Santo. A analista técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes), Lidiane Gomes, está otimista com o engajamento dos jovens capixabas. A corresponsável pela organização estadual do CNA Jovem afirma que a expectativa é de que o número de inscritos nesta edição supere os resultados alcançados anteriormente.
“Estamos confiantes de que essa edição será um marco. O programa tem despertado grande interesse e a dedicação de todos os envolvidos, inclusive os sindicatos e demais parceiros, será fundamental para atrairmos mais jovens talentosos e comprometidos com o futuro do agro”, comenta Lidiane.
Passo a passo
Para participar é necessário preencher alguns requisitos: ter entre 22 e 30 anos, vínculo com o setor agropecuário (produtor rural, familiar de produtor ou atuação profissional em áreas ligadas ao agro) e formação de nível técnico ou superior completo.
Inicialmente é feito um pré-cadastro no site oficial cnajovem.org.br. A partir dele, será enviado o formulário completo para o email do candidato, por onde será efetivada a inscrição.
Aqueles que atenderem os pré-requisitos passarão para a fase da seletiva, na qual precisarão fazer uma prova objetiva de conhecimentos sobre o setor agropecuário e o Sistema CNA/Senar, além de uma avaliação de habilidades comportamentais de liderança.
Caso aprovado, o candidato passa para a fase regional, que consta em três encontros presenciais no próprio estado, oficinas e mentorias online, com o objetivo de desenvolver iniciativas que colaborem com o crescimento do agro na região. Todos que participam desta etapa ganham certificados, mas somente os selecionados passam para a próxima fase.
A etapa final é nacional. Quando jovens selecionados de cada estado se encontram para apresentar as iniciativas e soluções desenvolvidas ao longo do processo. Os desafios a serem enfrentados durante o programa são escolhidos pelo Sistema CNA/Senar com base na realidade do agro brasileiro, considerando cinco áreas prioritárias: educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária.
A jornada de desenvolvimento pessoal, focada em comunicação, liderança e propósito, é apenas um ponto entre tantos benefícios do programa. Para Bruno Amorim, analista do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) responsável pelo programa no estado, a conexão com pessoas de todo o Brasil é ainda mais marcante.
“Essa conexão não apenas expande os horizontes individuais, mas também potencializa o impacto coletivo, preparando os participantes para contribuir de forma significativa e transformadora no desenvolvimento das comunidades e do meio em que estão inseridos”, destaca.
Ao final do programa, 10 jovens são reconhecidos pelo Sistema CNA/Senar como os destaques entre Jovens Líderes do Agro.




