Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 22 de janeiro

O lúpulo vianense adequou ao solo e foi possível ver em laboratório que a florada na cidade foi superior à de países com grande produção do insumo. Já nos campos privados, os primeiros experimentos foram realizados e com novidades animadoras: nasceu a cerveja com lúpulo 100% vianense.
O lúpulo é a planta que dá o amargor das cervejas, sendo um dos elementos principais para a produção cervejeira artesanal. O intuito de seu cultivo em Viana é oferecer uma alternativa de cultivar ao produtor e fortalecer a produção cervejeira local, barateando o insumo.
A cervejaria Else Beer, localizada na comunidade de Pedra da Mulata, na região onde o Polo Cervejeiro está se desenvolvendo, foi uma das empresas que recebeu as doações do lúpulo vianense. Após a colheita do produto, a cervejaria testou algumas receitas e surgiu a novidade: criar uma cerveja especial para a Festa do Divino.
A Fresh Hop, como são conhecidas as cervejas produzidas logo após a colheita, foi o modelo escolhido para produção. O objetivo dos produtores é apresentar a cerveja na 208ª edição da Festa do Divino, que acontece do dia 30 de maio ao dia 1º de junho no Parque de Exposições de Viana Sede.
“Tivemos o primeiro campo de lúpulo de Viana e com a colheita, criamos nossa cerveja Fresh Hop, até seis horas depois da colheita. O Polo Cervejeiro é uma oportunidade para nós que investimos no turismo da cidade e que amamos a cerveja. Estamos com muitas expectativas para ver o rendimento na festa”, revelou Stefano Lombardi, sócio da cervejaria.
O prefeito Wanderson Bueno afirmou que os investimentos no turismo de experiência continuam com intuito de gerar renda e oportunidades para os vianenses:
“O Polo Cervejeiro tem como objetivo transformar a região rural da nossa cidade, impulsionar o turismo para a nossa cidade. Viana tem um potencial enorme de crescimento e o trabalho está na veia do vianense. Vamos continuar trabalhando para fortalecer os vianenses”, explicou Bueno.




