Mais lidas 🔥

Inverno 2026
Como será o inverno 2026 no Brasil? Neutralidade no Pacífico muda cenário

Produção sustentável
Camarão-gigante-da-Malásia cresce longe do mar e amplia fronteiras da aquicultura no ES

Fala, cooperado!
Da cidade ao campo: produtor transforma luto em eficiência na pecuária leiteira capixaba

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 09 de fevereiro

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 10 de fevereiro

Quem não se lembra do filme Feitiço do Tempo, estrelado por Bill Murray, que interpretou um repórter televisivo que foi a uma cidadezinha do interior dos Estados Unidos para saber qual era a previsão do tempo feito por uma marmota? Pois o Dia da Marmota realmente existe e, nesta quarta-feira (2), ela saiu da sua toquinha para falar como serão os próximos meses nas terras do Tio Sam.
Segundo o site Metsul, a marmota falou, e é oficial: serão mais seis semanas de inverno nos Estados Unidos, de acordo com Punxsutawney Phil. O Punxsutawney Groundhog Club – um grupo que organiza o evento e cuida da marmota Phil tirou Punxsutawney Phil de sua toca na frente de uma grande multidão na manhã de desta quarta (horário local) enquanto câmeras transmitiam sua imagem ao redor do mundo. Segundo eles, Phil viu sua sombra, o que significa ao menos mais um mês e meio de frio e neve pela frente.
E o Phil pode estar certo, afinal “uma grande tempestade de inverno com marcas congelantes e muita neve e gelo afeta nesta segunda meta da semana diversas regiões dos Estados Unidos, inclusive estados do Sul como o Texas, o que em teoria endossaria a previsão da marmota, mas depois tudo muda. O Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional de Meteorologia, da NOAA, antecipa temperaturas quase normais e até mais altas que o normal para grande parte do Leste e Sudoeste dos Estados Unidos durante o resto do mês e potencialmente no que resta do inverno”.
Embora ele esteja “prevendo” o clima desde 1887, o histórico de Phil em todo o país não é perfeito, de acordo com a NOAA. Para determinar o quão preciso ele é, a agência de clima do do governo dos Estados Unidos comparou as temperaturas nacionais com as “previsões” de Phil. Em média, Phil acertou 40% das vezes nos últimos 10 anos, quase como uma cara e coroa. Prever a chegada da primavera para um país inteiro, especialmente um que tem climas regionais tão variados como os Estados Unidos, não é fácil e o histórico de Phil é a prova disso.
Mas, segundo o Metsul, se as “previsões” de Phil ao longo dos anos estão cheias de erros, às vezes ele surpreende. Em 2016, Phil fez uma previsão maluca de um início de primavera antecipado pela segunda vez em nove anos. Naquela primavera, um padrão climático El Niño dominou e aqueceu grande parte dos Estados Unidos. Em 2021, ele “previu” mais seis semanas de inverno. Os Estados Unidos terminaram com um fevereiro gelado e março moderadamente ameno. Se tivesse visto metade de sua sombra teria sido 100% no prognóstico.





