Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca

Em Vila Velha, o mês de março, quando se comemora o Dia Mundial da Água (22), será de sensibilização para o uso responsável e consciente desse recurso natural. O município vai ser o primeiro do Espírito Santo a receber a exposição artística itinerante do “Projeto Olho D’Água”, que acontece de quinta-feira (7) a domingo (10), na Praça de Coqueiral de Itaparica.
Instalada em um caminhão-truck, a mostra proporciona uma experiência sensorial imersiva abordando, de forma lúdica, a temática da preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.
Na quinta (7) e na sexta-feira (8), a exposição atenderá, das 8h às 17h, cerca de 420 alunos do 4º ao 9º da UMEF Prof.ª Nice de Paula A. Sobrinho (Boa Vista II) e UMEF Prof.ª Raymunda de Mendonça (Santa Mônica).
Já no final de semana, sábado (9) e domingo (10), a mostra será aberta à comunidade, das 14h às 18h, contando ainda com uma programação especial de “Mostra Cine ao Ar Livre”, às 18h30, com exibição de curtas e médias-metragens relacionados ao tema, seguido de uma roda de conversa. A expectativa é de que a atração reúna mais de 800 pessoas no sábado e domingo.
Denominada “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, a exposição itinerante está inteiramente disposta em um Tech-Truck, caminhão que conta com cinema 3D, instalações artísticas e estrutura para cinema ao ar livre.
Dentre as obras apresentadas, haverá uma maquete com réplicas interativas que contam a história da relação do ser humano com a água, incluindo miniaturas de roda d’água, hidrelétrica, barco da Vinci (embarcação de propulsão com rodas), aqueduto e Estação de Tratamento de Água.
Haverá ainda um vídeo de realidade virtual para ser visualizado a partir de óculos 3D, narrando uma aventura que se inicia em uma nascente em meio à floresta, e é conduzida por uma perereca chamada Muiraquitã, que embarca junto ao espectador em uma canoa que percorre o rio.
No decorrer da viagem, podem ser observados vários elementos, como a floresta, a formação dos rios, o ciclo das chuvas, a presença dos povos indígenas e quilombolas, além de problemas ambientais como queimadas e poluição das águas.
O Projeto Olho D’Água circulará em 24 cidades do Brasil. Com foco na educação ambiental, a ação é uma iniciativa do Instituto Aegea e Ministério da Cultura, viabilizada pela Parceria Público-Privada Cesan e a Ambiental Vila Velha com apoio da Prefeitura de Vila Velha.





