Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 30 de janeiro

Venda Nova do Imigrante, reconhecida como a Capital Nacional do Agroturismo, sedia de 5 a 7 de setembro, no Ginásio de Esportes da Escola Fioravante Caliman, a 9ª Exposição Nacional de Orquídeas. O evento é um dos mais aguardados do calendário cultural e turístico do município, reunindo orquidófilos, colecionadores, produtores e admiradores de diversas regiões do Brasil. A entrada será gratuita todos os dias.
O evento reúne orquídeas raras e híbridos e se destaca pelo padrão de excelência das plantas apresentadas se consolidando como palco para a apresentação de espécies premiadas. Segundo os organizadores, a florada deste ano está ainda mais especial, com cores e formas exuberantes que devem encantar o público.
De acordo com Mônica Costa, uma das organizadoras, a finalidade do evento é “divulgar Venda Nova como a maior produtora de orquídeas do Espírito Santo, além de evidenciar a cidade no cenário nacional, fortalecendo sua reputação como capital das orquídeas”.
Venda Nova está situada nas Montanhas Capixabas, região de clima ameno que é ideal para o cultivo de orquídeas, o que confere às flores uma qualidade excepcional. Muitas das espécies expostas apresentam cores vibrantes, tamanhos diferenciados e maior durabilidade justamente em razão dessas condições naturais, reforçando a vocação do município como produtor de referência no cenário nacional.
A abertura do evento será na sexta-feira (05), às 15 horas com encerramento às 20h. No sábado (06) a exposição vai das 08h às 19 horas, com palestras técnicas com Dr. Aloísio Falqueto (9h), Fernando Assad (11h) e Francisco Deusvando (14h). Já no domingo (07) a exposição vai das 08h às 17h, com palestra técnica às 14h com Francisco Deusvando. A entrada no Ginásio de Esportes da Escola Fioravante Caliman é gratuita todos os dias.
A “jóia” da exposição
Entre as mais de 5 mil plantas expostas, distribuídas em 33 categorias competitivas, o grande destaque é a Cattleya amethystoglossa, considerada pelos organizadores a “joia” da exposição. Cultivada com maestria pelos orquidários locais, ela é o principal motivo pelo qual orquidófilos de todo o Brasil fazem questão de marcar presença em Venda Nova.
“A planta que impera na exposição de Venda Nova é a Amethystoglossa, é em razão dela que orquidófilos de todo país sonham em estar na exposição, já que os orquidários locais são referência no cultivo dessa espécie”, explica Mônica Costa.
Competição e vendas
As plantas serão avaliadas por juízes vindos de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e São Paulo, assegurando rigor técnico e imparcialidade no concurso.
Além da mostra competitiva, os visitantes poderão adquirir orquídeas a preços que variam de R$10 a R$250, além de cactos, suculentas, rosas-do-deserto, flores de jardim e insumos.
Impacto para o município
Mais do que um espetáculo de cores e formatos, a Exposição de Orquídeas tem impacto direto na economia e no turismo local, movimentando hotéis, restaurantes, comércio e gerando visibilidade nacional para o município.
“Esse evento projeta Venda Nova para o Brasil. Ele valoriza nossos produtores, movimenta a economia, atrai visitantes e reforça nossa vocação para o cultivo de orquídeas. Para nós da Prefeitura e Secretaria de Agricultura, é uma satisfação apoiar uma iniciativa que projeta o município no cenário nacional unindo sustentabilidade, natureza e desenvolvimento no campo”, destacou o secretário de Agricultura e Produção Animal, Sávio Filete.
A expectativa da organização é reunir novamente mais de 5 mil visitantes, incluindo caravanas de diferentes cidades, confirmando a exposição como uma das mais importantes do Brasil.
Informações sobre o evento: (28) 99925-0415





