Saúde

Estudo revela plantas larvicidas e que repelem mosquito da dengue

Uma pesquisa feita na Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), de Santa Catarina, encontrou mais aliados na luta

crisântemo
Foto: Pixabay/divulgação

Uma pesquisa feita na Universidade Comunitária de Chapecó (Unochapecó), de Santa Catarina, encontrou mais aliados na luta contra o mosquito que transmite a dengue: três espécies de plantas.

O estudo aponta que o óleo extraído da unha-de-gato (Uncaria tomentosa) e da casca d’anta (Drimys brasiliensis) tem efeito larvicida, ou seja, elimina o Aedes aegypti ainda nos primeiros estágios. Já o crisântemo (Dendranthema grandiflorum) mostrou-se um bom repelente contra o mosquito.

Foram analisados dados de 1,5 mil municípios catarinenses e a equipe de pesquisa busca, agora, identificar os tipos de vírus presentes no mosquito.

Sobre o autor Redação Conexão Safra O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas. Ver mais conteúdos