Mais lidas 🔥

Tragédia de Mariana
Bananas cultivadas em área com rejeitos do Rio Doce podem oferecer risco a crianças, diz estudo

Incompatibilidade cavalo/copa
Produtores capixabas recorrem à subenxertia para salvar pomares de laranja

Comunidade, cultura e origens
Conexão Caparaó celebra famílias pioneiras com o tema "Nossas Origens"

Regularização fundiária
Projeto visa a auxiliar agricultor familiar a regularizar terra

Cotações
Café, boi e hortifruti: confira as cotações do dia 9 de dezembro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES) e a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM) assinaram um termo de cooperação para a elaboração do “Atlas das Mulheres do Espírito Santo”, estudo inédito que vai traçar um retrato detalhado da realidade das mulheres capixabas.
O Atlas das Mulheres do Espírito Santo será um instrumento estratégico para a construção de políticas públicas mais justas, baseadas em dados concretos sobre a vida, os desafios e as conquistas das mulheres em todas as regiões do estado.
A solenidade de lançamento aconteceu em Vitória na última segunda-feira (09) e reuniu lideranças femininas do agro, produtoras rurais e representantes das instituições envolvidas, como as presidentes de Sindicatos Rurais que integram a Comissão das Mulheres do Agro Capixaba.
Durante o evento aconteceu a roda de conversa “O que é ser mulher empreendedora rural?”, promovendo escuta ativa e diálogo sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no campo. A iniciativa busca contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes e sensíveis às diferentes realidades femininas, tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais.
“É uma alegria estar aqui com vocês! Este é um momento relevante para fortalecermos a construção de políticas públicas alinhadas à realidade das mulheres. Que essa parceria nos permita avançar em ações concretas pela educação, promovendo conhecimento, qualidade de vida e qualificação. Aproveito para enaltecer o protagonismo das mulheres do meio rural, cada vez mais atuantes e engajadas”, destacou Júlio Rocha, presidente do Sistema Faes Senar-ES.
Letícia Simões, superintendente do Senar-ES também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Sistema em prol da valorização da mulher no campo.
“A assinatura do termo de cooperação é motivo de grande alegria para o Senar-ES, especialmente por todo o trabalho que já realizamos, enquanto Sistema, para fortalecer, qualificar e dar voz às mulheres rurais capixabas. Mais uma vez, testemunhamos a relevância e a força feminina, que desempenha um papel essencial no agro e na promoção de debates fundamentais para a sociedade.”




