Saúde

Espírito Santo tem oito casos confirmados e 67 suspeitos de varíola dos macacos

O Espírito Santo confirmou mais um caso de varíola dos macacos, somando oito pacientes contaminados no Estado. Os dados são do boletim semanal divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Saúde. Há, ainda, 67 suspeitos da doença e 48 casos descartados, totalizando 123 notificações.  Entre os infectados, há sete homens e uma mulher. A maior […]

monkeypox varíola macacos
Foto: Pixabay

O Espírito Santo confirmou mais um caso de varíola dos macacos, somando oito pacientes contaminados no Estado. Os dados são do boletim semanal divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria de Saúde. Há, ainda, 67 suspeitos da doença e 48 casos descartados, totalizando 123 notificações. 

Entre os infectados, há sete homens e uma mulher. A maior parte está na faixa etária entre 30 a 39 anos (5 casos). Entre os principais sinais e sintomas estão erupção cutânea, que acometeu todos os pacientes, dor de cabeça, febre súbita, fadiga, dores nas costas, dor de garganta e aumento dos linfonodos do pescoço. A cidade com mais casos é Vitória (4), seguida de Guarapari (2) e Vila Velha (2). 

A principal forma de transmissão da varíola dos macacos é por meio do contato, segundo o Ministério da Saúde. “Esse contato acontece por pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado que você tenha contato. Por isso, é extremamente importante pensarmos que, uma vez que o paciente está infectado, com o diagnóstico laboratorial concluído, esse paciente fique em isolamento e que todo seu material de roupa de cama, roupas, lençóis e objetos pessoais passem por um processo de higienização, de fervura, de lavagem com água e sabão para, dessa forma, impedir a transmissão”, esclarece o órgão.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos