pube
Geral

Espírito Santo registra primeira morte por febre maculosa em 2023

por Redação Conexão Safra

em 20/06/2023 às 13h43

2 min de leitura

Espírito Santo registra primeira morte por febre maculosa em 2023

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Espírito Santo registrou a primeira morte por febre maculosa em 2023. O óbito aconteceu no município de Barra de São Francisco. No ano, foram 10 casos da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Em 2022, foram 25 casos confirmados, sendo 14 curas e 11 óbitos.

Os casos confirmados em 2023 são dos municípios de:

pube

Afonso Cláudio (1), Barra de São Francisco (3), Colatina (1), Mimoso do Sul (2), Nova Venécia (01), Laranja da Terra (1) e Domingos Martins (1).

A Sesa não informou os perfis de pacientes, em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade.

Em nota, a secretaria informou que “entre as ações realizadas estão a emissão de nota técnica com orientações para conduta clínica dos casos e alerta aos profissionais da saúde para suspeição da doença; capacitações aos profissionais médicos, enfermeiros e agentes de saúde; visitas aos locais para acompanhamento in loco; além do trabalho de educação de saúde. Há novas capacitações programadas para atualizar os processos e alcançar novos profissionais”.

“Outro destaque sobre o trabalho refere-se ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) que, em 2022, passou a realizar exames de PCR para a febre maculosa, garantindo maior agilidade no diagnóstico dos casos suspeitos.

O período de maior ocorrência de casos de Febre Maculosa ocorre entre os meses de agosto e outubro, devido ao aparecimento da fase juvenil do carrapato.”

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!