pube
Geral

Escola Família Agrícola de Cachoeiro completa seis anos

Criada para oferecer formação de qualidade a jovens que vivem no campo, a Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) acaba de completar seis anos de funcionamento...

por Redação Conexão Safra

em 30/06/2016 às 0h00

2 min de leitura

Escola Família Agrícola de Cachoeiro completa seis anos

Unidade oferece ensino médio integrado ao curso de agropecuária

Criada para oferecer formação de qualidade a jovens que vivem no campo, a Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) acaba de completar seis anos de funcionamento.


Localizada no distrito de Pacotuba, a unidade oferece o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, o que prepara os alunos tanto para seguir no ensino superior quanto para atuar no mercado de trabalho no meio rural.


pube

Atualmente, a escola tem cerca de 120 estudantes matriculados, nos quatro anos do curso oferecido, e já formou mais de 60 profissionais, que têm conseguido ingressar com sucesso no mundo do trabalho.


De acordo com o professor da Efaci, Ranoldo Valadares Junior, ao fim do curso, alguns alunos optam por atuar nas propriedades da própria família, aplicando as práticas aprendidas na escola, e outros seguem para graduações ou são absorvidos por empresas e órgãos com atuação no campo.


“Os caminhos são muitos. Até porque a área técnica abre um leque muito grande. As opções vão sendo escolhidas conforme as oportunidades e a identificação de cada um. Mas, mais importante do que isso, é a preocupação da escola em também formar bons cidadãos, que ajudem e se preocupem com o ambiente em que vivem, com suas famílias ”, frisa.


Pedagogia da alternância


Fruto de parceria entre o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) e a prefeitura de Cachoeiro, a Efaci adota o regime de pedagogia da alternância, em que os alunos passam uma semana na unidade e outra semana em casa, aplicando o que aprenderam. Quando estão na instituição de ensino, além dos estudos, têm que dedicar tempo para executar tarefas de organização do espaço escolar.


Ao final de quatro anos, eles recebem o diploma de ensino médio e do curso técnico em agropecuária. “”Com a escola, estamos preparando melhor os jovens do campo e mostrando a eles que é plenamente possível trabalhar e viver bem no meio rural. Eles podem fazer a diferença no desenvolvimento da agricultura do município””, avalia o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.


Fonte: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!