Histórico

ES tem 1º azeite extravirgem reconhecido em premiação internacional

Oriundo de plantios de oliveiras em Afonso Claudio, o Azeite Altoé ganhou duas medalhas de ouro em competição na Turquia

Foto: divulgação

O Espírito Santo acaba de entrar para a história da olivicultura brasileira. O Azeite Altoé, produzido a partir de oliveiras plantadas na região de Alto Santa Joana, em Afonso Cláudio, nas Montanhas Capixabas, conquistou duas medalhas de ouro no renomado concurso internacional Olive Istanbul IOOC 2025, realizado na Turquia no final de abril.

Foram premiados os azeites monovarietal Grappolo e o blend de três variedades (arbequina, Grappolo e koroneike). O Azeite Altoé é o primeiro azeite extravirgem do Espírito Santo reconhecido internacionalmente. Com acidez de apenas 0,57%, bem abaixo do limite de 0,8% exigido para a classificação extravirgem, o produto se destaca pela alta qualidade.

Leonardo Briosqui Altoé, produtor da marca, explica que a premiação certifica que os azeites ganhadores são extra virgens sem defeitos e comemora a conquista.

O principal ganho destas medalhas de ouro, desse reconhecimento do nosso produto, é a certeza de que o nosso azeite é de boa qualidade. Não somos nós os produtores ou uma organização qualquer que está dizendo isso; é uma competição mundial, com tradição milenar, que confirma a excelência do azeite”, destaca Leonardo.

O Azeite Altóe foi criado em 2022.

O olivicultor também afirmou que o prêmio ajuda na divulgação e valorização do azeite Altoé, além de ser importante para impulsionar a cultura no Espírito Santo.

Para nós, sem dúvida, é muito importante a visibilidade e a notoriedade que essas medalhas nos proporcionarão, mas esse reconhecimento tem uma importância gigantesca também para o crescimento da olivicultura em nosso Estado. Ainda estamos no início de um trabalho com a olivicultura, e esse prêmio é muito impactante. Até ontem, não existiam oliveiras no Estado; agora, já temos oliveiras, colhemos um pouco e produzimos azeite tão bom quanto qualquer outro do Brasil ou do mundo. Isso prova que temos condições de produzir azeites de qualidade”, afirma.

Segundo o produtor, os próximos passos são “aumentar a produção, conscientizar a população sobre o consumo de azeite de qualidade, o azeite extravirgem puro, que é benéfico para a saúde e excelente para a culinária”. Leonardo tem cerca de 1.700 pés de oliveira e iniciou a produção de azeite em 2022.

 

Anatolian iOOC

O Anatolian iOOC é uma das principais competições do mundo e um dos mais rigorosos e prestigiados concursos internacionais do setor, reconhecido por seu rigor científico ao obter nota 9/10 no ranking mundial. A edição 2025, reuniu as principais marcas de azeites de oliva de diferentes continentes.

Sobre o autor Rosimeri Ronquetti Rosi Ronquetti é jornalista, formada em 2009 e pós-graduada em gestão em assessoria de comunicação. Repórter do agro, sua atuação se concentra na produção de reportagens do setor (incluindo perfis e histórias). Algumas de suas reportagens conquistaram premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos