Mais lidas 🔥

Inovação na piscicultura
Tilápias ficam mais saudáveis com uso de planta medicinal

Previsão do tempo
Super El Niño pode ser o mais forte em 140 anos e elevar calor global

Piscicultura
Nova indústria de pescado em Domingos Martins deve impulsionar piscicultura capixaba

Tempo e agronegócio
Clima vai redesenhar mapa do café arábica até 2050; conheça os impactos no Brasil

Desenvolvimento rural
Bacia do Rio Doce recebe aporte milionário do governo

Com objetivo de alavancar a cultura do café no município, foi realizado o dia de campo da cafeicultura em Alto Rio Novo. O evento foi uma iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Rio Novo. O evento realizado na propriedade da família Mont`mor, em Córrego São Pedro, reuniu mais de 100 pessoas.
A primeira estação abordou ‘A importância do manejo sustentável na cafeicultura’, com o extensionista, Marx Bussular Marinuzzo. A segunda estação foi comandada pelo extensionista do Incaper de Marilândia, Marcone Comério que falou sobre ‘Poda Programada de Ciclo do Café Arábica’. Na terceira estação, discutiu-se sobre o tema: ‘O manejo integrado de pragas e doenças no cafeeiro’, com os engenheiros agrônomos da Syngenta, Marcelo Ribeiro e Rogério Colombi Junior.
Para encerrar o dia de campo foi realizado uma palestra sobre tecnologias e inovação para a colheita e pós-colheita do café arábica, com o administrador rural do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes de Venda Nova), Aldemar Polonini Moreli.
Segundo o extensionista e coordenador do Regional Central Oeste, Tiago do Santos, a intenção do evento é fazer com que a cafeicultura tenha crescimento em produtividade no município, já que é a cultura que mais distribui renda.
“Nosso dia de campo superou as expectativas, esse é o primeiro que fazemos durante a safra do café. O agricultor enxerga o café a sua principal renda, o que põe comida na mesa. De todos esse foi o dia de campo mais elogiado, não só de público, mas pela programação, isso anima a agente a continuar contribuindo não só pela cafeicultura, mas por todo o rural capixaba ”, acrescentou Tiago.
O dia de campo contou a presença do diretor técnico do Incaper, Nilson Araújo Barbosa.




