pube
Geral

Descubra como harmonizar pizza com diferentes estilos de cerveja

De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias

por Notícia Expressa

em 10/07/2024 às 17h21

4 min de leitura

Descubra como harmonizar pizza com diferentes estilos de cerveja

Foto: Divulgação

Conhecida por ter diversos sabores e ser um prato que caiu no gosto dos brasileiros, a história da pizza começou no Egito Antigo, local onde já existiam os pães e a fermentação e produção de fornos. Quando ela chegou na Itália, ela ganhou o tradicional molho de tomate em sua receita, e aos poucos foi adquirindo as outras características que fez ela se tornar o que ela é hoje na gastronomia. Ela desembarcou no Brasil através dos imigrantes do Sul, e conquistou o paladar dos brasileiros em pouco tempo. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias.

Versátil, a pizza combina com diferentes opções de bebidas, desde refrigerantes ou até mesmo com bebidas alcoólicas, como é o caso da cerveja.

Para quem quer aproveitar para saborear uma pizza com uma cerveja, o mestre cervejeiro da Ashby, Alexandre Vaz, explica como harmonizar diferentes sabores de pizza com a bebida, confira:

Pizza de muçarela

O sabor mais pedido pede cervejas leves que vão refrescar o paladar, sem contrastar o queijo com a cerveja. Cervejas estilo Pilsen costumam ser leves, equilibradas e refrescantes, ideal para esse tipo de pizza.

pube

Pizza quatro queijos

Cerveja estilo Strong Ale possui sabor intenso, maltado e licoroso. Tem aroma complexo, corpo denso, amargor acentuado e agradável provenientes da utilização de lúpulos especiais, o que é ótimo para harmonizar com essa mistura de queijos mais leves e fortes.  

Pizza de frango com catupiry

Cervejas com boa base de malte vão muito bem com esse sabor. A Weiss, que além de malte de cevada, possui malte de trigo na composição, é um estilo que harmoniza muito bem. 

Pizza peperoni

E já que entramos no papo de pizzas mais fortes, nada como contrastar o leve apimentado do peperoni com uma cerveja Porter. Além disso, combinam muito bem com o inverno. Muito apreciado desde o século 18, o estilo Porter tem esse nome justamente porque os trabalhadores dos portos ingleses adoravam seu sabor encorpado e tostado.

Pizza de chocolate com morango

Para quem nunca harmonizou doce com cerveja, essa é uma oportunidade. Aqui temos uma harmonização por semelhança: entre o chocolate pizza e os traços de malte torrado da cerveja Hops. Com corpo leve e colarinho marrom, a Hops Escura faz você sentir um sabor com leve dulçor de caramelo. Apesar de leve, o amargor está presente por causa do lúpulo cascade.

Pizza de calabresa

A pizza de calabresa combina com uma cerveja American Pale Ale. Isso porque o sabor mais forte e gorduroso do prato é quebrado pela cerveja, deixando a degustação mais agradável. Logo de cara, você vai perceber que a APA não é extremamente amarga – já que ela tem bastante equilíbrio entre o malte e os lúpulos.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade de Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, formado em Física, apaixonado por cervejas, ingressou no curso de Mestre Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 90% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso a Ashby escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!