pube
Geral

Delegação da Costa Rica visita a cafeicultura capixaba

A delegação da Costa Rica visitou uma lavoura de café arábica em Brejetuba.

por Redação Conexão Safra

em 15/06/2016 às 0h00

3 min de leitura

Delegação da Costa Rica visita a cafeicultura capixaba

pube
Uma comitiva da Costa Rica está no Espírito Santo para conhecer a cafeicultura capixaba de arábica e de conilon. Os integrantes foram recepcionados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pesquisadores, produtores rurais e técnicos costarriquenhos começaram a visita ao Espírito Santo no município de Brejetuba, onde conheceram a produção de café arábica. Nesta terça-feira (14), eles estiveram na sede do Incaper, pela manhã. À tarde, foram conhecer uma propriedade rural referência no cultivo de conilon no município de Fundão. O roteiro termina no Norte do Estado, com visitas a Marilândia e São Gabriel da Palha.

“A Costa Rica é referência mundial em sustentabilidade ”, disse Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do programa estadual de cafeicultura. “A evolução do conilon não foi por acaso. Foi fundamentada num planejamento estratégico. Está ligada a uma base tecnológica e a mais de 30 anos de pesquisa aplicada. Além disso, o produtor capixaba é pequeno, mas é muito empreendedor. Só com muito planejamento a cafeicultura capixaba chegou no patamar em que está hoje ”, acrescentou Ferrão.

“Vim para conhecer as variedades de café desenvolvidas aqui e aprender um pouco mais sobre café ”, disse José Hernandes, cafeicultor na Costa Rica. O também produtor rural e engenheiro agrônomo Luís Campos complementou: “Quero ver qualidade ”. “Estamos no lugar certo. O Incaper faz um excelente trabalho que permitiu o desenvolvimento da cafeicultura não só do Espírito Santo, mas no país. Parabéns por este trabalho ”, disse Oscar Sanchez.

O diretor-presidente do Incaper, Marcelo Suzart de Almeida, apresentou o Instituto aos visitantes: “Esta integração é muito interessante. Já pensamos em levar uma comitiva nossa, do Incaper, até a Costa Rica ”, disse. O pesquisador do Incaper/Embrapa Café, Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, lembrou que “esta é a terceira ou quarta vez que o Incaper recebe a visita de representantes da Costa Rica. É importante integrar as potências mundiais em cafeicultura para essa troca de experiências ”.

Esta é a segunda visita internacional que o Incaper recebe em pouco mais de uma semana. Um grupo de investidores norte-americanos esteve no Instituto no início deste mês para conhecer um pouco mais a respeito das tecnologias desenvolvidas para o conilon capixaba. “Nós vimos como as variedades do Incaper aumentaram a qualidade do café. É realmente impressionante ver os números com os resultados conseguidos pelo Instituto ”, comentou, na ocasião, Nicholas Topjian, que veio de Nova York conhecer as atividades desenvolvidas no Incaper pelas equipes técnicas e de extensão rural. No último ano, também foram recebidas missões internacionais de países africanos (Costa do Marfim, Quênia, Uganda, Tanzânia e Singapura) e do México. Essas visitas técnicas são uma forma de dar visibilidade e credibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelo Incaper na área da cafeicultura e promovem internacionalmente o Estado do Espírito Santo no cenário agrícola.

Fonte: Incaper

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!