pube
Geral

Cooperativismo presente no Encontro de Lideranças do Espírito Santo

Empresários e políticos capixabas se reuniram para o 14º Encontro de Lideranças da Rede Gazeta. Encontro discutiu assuntos atuais de extrema relevância para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

por Assessoria de Comunicação OCB/ES

em 29/10/2019 às 14h48

4 min de leitura

Cooperativismo presente no Encontro de Lideranças do Espírito Santo

Foto: (*assessoria de imprensa)


Para discutir pautas de extrema relevância para o desenvolvimento do Estado, empresários e políticos capixabas estiveram em Pedra Azul para o 14º Encontro de Lideranças, promovido pela Rede Gazeta. O evento, que durou três dias, reuniu cerca de 200 líderes, entre eles, o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, e o Superintendente, Carlos André de Oliveira.

pube

Entre os assuntos mais abordados, os impactos da Reforma da Previdência figuraram com centralidade no debate entre as lideranças políticas, econômicas e do setor produtivo do Espírito Santo. O economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson de Nóbrega, abriu a programação do segundo dia do encontro trazendo este tema como destaque.
O futuro do país e as medidas para a retomada do crescimento, mesmo com instabilidade política, também agregou à discussão nas montanhas capixabas, que levou a reforma tributária como outro elemento no debate.

Para o Superintendente do Sistema OCB/ES, o evento foi de extrema importância para a troca e discursão de visões acerca de temas inadiáveis para a economia brasileira. Trazer para perto, para o debate político e econômico capixaba, mostra que as reformas da Previdência, Administrativa e Tributária fazem parte da agenda política do Espírito Santo e seus impactos também alcançam o cooperativismo. “Estamos na expectativa pela aprovação da minirreforma Tributária e a reforma do Estado. Também precisamos destravar as reformas nacionais para crescer no Espírito Santo e continuar de olho no ajuste fiscal ”, disse Carlos André de Oliveira.

Acrescentando opinião ao assunto, o presidente da Unimed Vitória, Dr. Fernando Ronchi, comentou que a Reforma da Previdência é uma das medidas mais urgentes a ser tratadas no Estado. “A gente vê um governo tentando implementar uma série de medidas para tornar a estrutura estatal mais leve e desburocratizar as empresas, mas isso ainda está em um processo muito lento. Tem que mudar a mentalidade política do país para abrir as portas para investimentos. Independentemente de onde venha, investimento gera emprego e riqueza. No Espírito Santo é preciso manter o cuidado fiscal. Hoje o Estado está classificado como nota A na gestão fiscal. Mas se ele não adotar medidas para fazer reforma na Previdência do governo e dos municípios em pouco tempo nosso Estado passará a ser deficitário ”, contou.

Além destas lideranças, também estiveram presentes o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário chefe da Casa Civil, Tyago Hoffmann, o secretário de Estado da Fazenda, Rogélio Amorim, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, o presidente do Bandes, Maurício Duque, o presidente da Findes, Léo de Castro, o presidente do Sicoob Sul-Serrano, Cleto Venturim, o diretor Executivo do Sicoob Central Espírito Santo, Nailson Dalla Bernardina, o diretor de Mercado da Unimed Vitória, Dr. Gustavo Peixoto, entre outras.

“Estamos bem otimistas para 2020 porque a sociedade está conscientizada que precisamos avançar nas reformas que vão ser muito importantes para atrair investimentos no país e no nosso Estado. Nós estamos muito confiantes com a responsabilidade das autoridades do Espírito Santo ”, contou o Diretor executivo do Sicoob, Sr. Nailson Dalla Bernardina.


O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi, também contou sobre a importância do encontro e destacou o relevante papel das lideranças para o desenvolvimento capixaba. “Este é um momento crucial para que haja um certo alinhamento entre as lideranças, visto que estamos passando um momento de transformações, com um novo cenário político e novos desafios e oportunidades. Este cenário pede líderes mais engajados e conscientes da sua função de cidadão social e organizacional ”, ressaltou.

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!