Mais lidas 🔥

Reforma tributária
Nova reforma tributária muda regras do jogo e exige mais organização dos produtores em 2026

Turismo e economia
Turismo do Espírito Santo bate recorde e atinge maior volume da década

Fé e devoção
Penha Peregrina percorre o Espírito Santo na Festa da Penha 2026; saiba por onde

Mercado do café
Retro 2025: café atinge preços recordes em 2025 e vive ano de alta volatilidade

Recursos não reenbolsáveis
Banco do Nordeste lança edital no valor de R$ 30 milhões para apoiar catadores de recicláveis

A Cooabriel concluiu a Revisão do Planejamento Estratégico, processo que estrutura as diretrizes e projetos para o próximo ciclo de gestão. Com data inicial em outubro e conclusão em dezembro, a agenda promoveu análises internas e externas e definiu os objetivos que orientarão as decisões e ações estratégicas para 2026.
Antes da etapa final de revisão, a cooperativa promoveu um processo de consulta interna, no qual todos os colaboradores foram convidados a responder a um questionário para mapear percepções, desafios e oportunidades. Com essa base consolidada, o trabalho avançou com a participação de gestores de diferentes áreas, incluindo superintendência e diretoria, sob orientação da Fundação Dom Cabral (FDC) e da MUDA365, responsáveis pela condução metodológica.
Além de discutir os principais números e negócios da cooperativa, a revisão também contempla a análise de indicadores de mercado. Nesse processo, é feita a avaliação do macroambiente, identificando oportunidades e ameaças e analisando cenários em diferentes ângulos, incluindo aspectos políticos, econômicos, ambientais, socioculturais e tecnológicos.
Segundo Kairo Henrique Rellis do Nascimento, gerente do setor de gestão e qualidade da Cooabriel, adotar esse caminho amplo foi essencial para consolidar uma visão integrada entre as áreas. “O processo, conduzido ao longo de cinco encontros, envolveu análises profundas e foi baseado em uma construção colaborativa”, explica.

“Encerramos o ciclo com um planejamento estruturado e alinhado entre as áreas. Agora, a cooperativa se prepara para colocar em prática as ações estratégicas que irão direcionar os projetos e resultados do próximo ano”, finaliza o gestor.
A revisão do Planejamento Estratégico integra o Programa Parceiros para a Excelência (PAEX) e conta com o apoio do Sistema OCB/ES.
As diretrizes e os principais projetos resultantes do processo de revisão serão apresentados aos cooperados, especialmente durante a Assembleia Geral OrdináriaAGO, onde serão submetidos à deliberação e aprovação.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera que o planejamento é um instrumento essencial para orientar decisões e fortalecer a gestão.
“A cooperativa vive um momento de modernização importante em seus processos de gestão. Entendemos que o planejamento estratégico tem desempenhado um papel fundamental na organização dos fluxos de trabalho, no direcionamento dos investimentos e na preparação das equipes para esse propósito. Vamos trabalhar com dedicação para executá-lo com excelência neste próximo ciclo”, finaliza Bastianello.




