Mais lidas 🔥

Cafeicultura capixaba
Produtores rompem tradição e mudam realidade do café arábica no noroeste do estado

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Secador a gás
Produtor do norte capixaba aposta em secador a gás para melhorar a qualidade da pimenta-do-reino

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Agricultura
Setor do cacau: Faes chama atenção para riscos fitossanitários e práticas desleais

A reportagem Do pinus ao pixel: o futuro sustentável que brota no Sul do Brasil, do jornalista Leandro Fidelis, garantiu à Conexão Safra o Prêmio Ibá de Jornalismo em 2025. O reconhecimento foi anunciado quarta-feira, 3 de dezembro, pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que divulgou os vencedores da segunda edição da premiação.
O Prêmio Ibá contempla quatro categorias — texto, vídeo, áudio e veículo especializado — além de uma menção honrosa. Ao todo, 125 reportagens foram inscritas, produzidas por profissionais de 18 estados e do Distrito Federal, representando desde grandes veículos nacionais até rádios e jornais regionais. Os temas inscritos abordaram, entre outros, o impacto das tarifas norte-americanas, o desempenho da silvicultura regional, bioeconomia e inovação no setor florestal.
A reportagem mostra como a floresta plantada se tornou um dos pilares mais avançados da bioeconomia no Sul do Brasil, unindo tecnologia, inovação e sustentabilidade. Entre Paraná e Rio Grande do Sul, o setor transforma áreas cultivadas com pinus, eucalipto, acácia e espécies nativas em ecossistemas digitais altamente produtivos, nos quais blockchain, Inteligência Artificial, sensoriamento remoto e automação industrial redefinem o manejo florestal.
A cerimônia de entrega dos troféus ocorreu em São Paulo, durante o jantar de confraternização de fim de ano das entidades Ibá, Empapel, ABTCP e SIP. O evento reuniu representantes do setor, lideranças e parceiros institucionais.

Criado em 2023, o Prêmio Ibá de Jornalismo busca incentivar a produção jornalística qualificada sobre o setor de árvores cultivadas para fins industriais e para restauração. A iniciativa reforça a importância econômica, ambiental e social dessa atividade, ao mesmo tempo em que reconhece o trabalho de profissionais da imprensa dedicados a ampliar o debate público e a compreensão sobre a cadeia florestal brasileira.
Confira os vencedores do 2º Prêmio Ibá de Jornalismo
Fonte: Portal do jornalismo/Victor Félix, publicado em 3 de dezembro.
Na categoria Texto, o vencedor foi Leandro Fidelis, do Conexão Safra, com a reportagem Do pinus ao pixel, o futuro sustentável que brota no Sul do Brasil. O texto aborda a atuação de Paraná e Rio Grande do Sul no uso de tecnologia para preservação ambiental e transformação da silvicultura.
Em Vídeo, a vencedora foi a reportagem Pinus – O tesouro verde do Paraná, da Rede Massa, realizada por Adriana Justi, Angela Rosa, Rhuan Cachel, Valdir Bezerra, Bruno Romualdo, Paulo Sérgio, Giulia Lopes e Ana Paula Ribeiro, sobre a importância das florestas de pinus do Paraná como matéria-prima de casas e produtos do dia a dia.
Na categoria Áudio, o prêmio foi para Francielly Azevedo e Antonio Nascimento, da Banda B, com o trabalho Tarifaço na madeira, que aborda os impactos das altas tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre a madeira processada brasileira.
E em Veículo Setorizado, o troféu foi para a reportagem Sustentabilidade na indústria de painéis de madeira, assinada por Thiago Rodrigo, da revista Móbile Fornecedores. O texto aborda a importância de práticas sustentáveis na produção de painéis de madeira, desde a extração, passando pela fabricação, até o produto acabado.







A menção honrosa do 2º Prêmio Ibá de Jornalismo foi concedida aos jornalistas Queila Ariadne, Maria Irenilda e Milena Geovana, do jornal O Tempo, pela reportagem Plantando Água.




