Tragédia no Sul do ES

“Cenário de guerra”, diz Casagrande sobre estado de Mimoso do Sul

As imagens mostram que há muito o que fazer em Mimoso do Sul. As chuvas que castigaram a região na madrugada do último sábado (23)

Foto: Comunicação/Governo do ES

As imagens mostram que há muito o que fazer em Mimoso do Sul. As chuvas que castigaram a região na madrugada do último sábado (23), deixaram um rastro de destruição, mortes e desolação. No entanto, os vídeos e fotos mostram a força da comunidade, que já está limpando as casas e as ruas, e a solidariedade que tomou conta de cada capixaba que está fazendo a doação de produtos e trabalho.

O governador Renato Casagrande voltou à cidade neste domingo (24) e falou que a situação é realmente muito grave. Além das tantas vidas perdidas para as águas, a destruição material é imensa e precisará de esforços conjuntos para a reconstrução.

“A situação é caótica, de calamidade, cenário de guerra. Carro em cima de carro, casas e lojas destruídas. Uma situação muito grave em Mimoso do Sul. Perdemos 13 pessoas no município e há pessoas desaparecidas. É uma tristeza grande. Não conseguiremos recuperar as vidas, mas podemos ajudar a reconstruir casas, lojas e a cidade. O momento é do remédio, do abrigo e do acolhimento. Já começamos a limpeza e depois vamos ajudar a reconstruir o comércio e as casas das pessoas”, disse.

As mortes confirmadas na tragédia das chuvas no Sul do Espírito Santo subiu para 15. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) informou que 13 dos óbitos ocorreram em Mimoso do Sul e dois em Apiacá. Não foi informado onde as vítimas foram encontradas.

A Defesa Civil Estadual, em boletim liberado às 6h deste domingo (24), informou, preliminarmente, sobre 12 vítimas. Cinco delas foram retiradas de um lar de acolhimento em Mimoso. Segundo o boletim, há três estabelecimentos do tipo no município, todos com o nome Reviver. No primeiro deles, próximo à Igreja Católica, dez idosos foram resgatados com vida e sem intercorrências.

No segundo, que acolhe pessoas com alguma deficiência, cinco foram resgatadas com vida e cinco morreram. No terceiro, acessado pela equipe do Corpo de Bombeiros na noite de sábado (23), todos foram resgatados e estão bem.

Duas mortes foram registradas em Apiacá. Segundo o boletim, várias partes do município ficaram inundadas e a situação mais crítica é no distrito de Iuru. Na localidade, os bombeiros resgataram cerca de 30 pessoas, que foram levadas para locais seguros.

Sobre o autor Fernanda Zandonadi Desde 2001, Fernanda Zandonadi atua como jornalista, destacando-se pelo alto profissionalismo e pela excelência na escrita de suas reportagens especiais. Tem um conhecimento aprofundado em agronegócio, cooperativismo e economia, com a habilidade de traduzir temas complexos em textos de grande impacto e relevância. Seu rigor e qualidade na apuração e narração de histórias do setor garantiram que seu trabalho fosse constantemente reconhecido pela crítica especializada, o que a levou a conquistar múltiplas distinções e reconhecimentos em premiações regionais e nacionais de jornalismo. Ver mais conteúdos