Mais lidas 🔥

Cafeicultura de excelência
Do sítio ao topo: casal de Barra do Turvo faz café campeão em São Paulo

Exportações e mercado interno
Cacau: governo do ES acompanha impactos e produtores se mobilizam contra importação

Alfredo Rural
Alfredo Chaves: série mostra famílias que movimentam o agro do município

Tradição e gastronomia
Festa do Socol chega à 24ª edição e promete agitar Venda Nova do Imigrante

Infraestrutura rural
Idealizador do programa Caminhos do Campo, Ricardo Ferraço faz visita técnica às obras da estrada de Alto Caxixe

As imagens mostram que há muito o que fazer em Mimoso do Sul. As chuvas que castigaram a região na madrugada do último sábado (23), deixaram um rastro de destruição, mortes e desolação. No entanto, os vídeos e fotos mostram a força da comunidade, que já está limpando as casas e as ruas, e a solidariedade que tomou conta de cada capixaba que está fazendo a doação de produtos e trabalho.
O governador Renato Casagrande voltou à cidade neste domingo (24) e falou que a situação é realmente muito grave. Além das tantas vidas perdidas para as águas, a destruição material é imensa e precisará de esforços conjuntos para a reconstrução.
“A situação é caótica, de calamidade, cenário de guerra. Carro em cima de carro, casas e lojas destruídas. Uma situação muito grave em Mimoso do Sul. Perdemos 13 pessoas no município e há pessoas desaparecidas. É uma tristeza grande. Não conseguiremos recuperar as vidas, mas podemos ajudar a reconstruir casas, lojas e a cidade. O momento é do remédio, do abrigo e do acolhimento. Já começamos a limpeza e depois vamos ajudar a reconstruir o comércio e as casas das pessoas”, disse.
As mortes confirmadas na tragédia das chuvas no Sul do Espírito Santo subiu para 15. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) informou que 13 dos óbitos ocorreram em Mimoso do Sul e dois em Apiacá. Não foi informado onde as vítimas foram encontradas.
A Defesa Civil Estadual, em boletim liberado às 6h deste domingo (24), informou, preliminarmente, sobre 12 vítimas. Cinco delas foram retiradas de um lar de acolhimento em Mimoso. Segundo o boletim, há três estabelecimentos do tipo no município, todos com o nome Reviver. No primeiro deles, próximo à Igreja Católica, dez idosos foram resgatados com vida e sem intercorrências.
No segundo, que acolhe pessoas com alguma deficiência, cinco foram resgatadas com vida e cinco morreram. No terceiro, acessado pela equipe do Corpo de Bombeiros na noite de sábado (23), todos foram resgatados e estão bem.
Duas mortes foram registradas em Apiacá. Segundo o boletim, várias partes do município ficaram inundadas e a situação mais crítica é no distrito de Iuru. Na localidade, os bombeiros resgataram cerca de 30 pessoas, que foram levadas para locais seguros.





