A 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste vai percorrer dez cidades do Espírito Santo, de 6 a 11 de maio, com objetivo de capacitar profissionais como multiplicadores de conteúdo para prevenção e vigilância da Monilíase do cacaueiro e da Influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), dois temas de suma importância para a defesa sanitária do Espírito Santo.
A solenidade de abertura contará com as presenças do superintendente Federal de Agricultura no ES, Guilherme Gomes de Souza, da coordenadora do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Juliana Moreira Vaz, do superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Laércio André Nochang, do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Diogo Franco Magalhães, do presidente do Crea-ES, Jorge Silva, do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, além de representantes das demais instituições parceiras no evento.
A Caravana é promovida pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA-ES/Mapa) e faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa). A ação tem apoio e participação de diversas entidades, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), etc.
A estimativa é de que o evento de educação sanitária alcance um público de, aproximadamente, 1,2 mil pessoas, entre multiplicadores (fiscais e técnicos federais e estaduais agropecuários, profissionais de prefeituras municipais, agentes de saúde, professores); estudantes, agricultores, pescadores e população em geral. Os municípios que farão parte das atividades são Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Piúma, Marataízes, Anchieta, Vila Velha e Vitória.
Sobre o autor
Redação Conexão Safra
O crédito coletivo Redação Conexão Safra identifica a equipe de jornalistas, editores e profissionais que produz diariamente o conteúdo da plataforma com rigor, responsabilidade e ética. Com experiência e curadoria cuidadosa, o time entrega informações relevantes sobre o agro no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, fortalecendo a Conexão Safra como referência e elo entre produtores, pesquisadores, investidores e formuladores de políticas.
Ver mais conteúdos