Mais lidas 🔥

Mudanças chegando!
Fenômeno El Niño pode se formar no inverno de 2026; saiba como ficará o clima no Brasil

Temporal e prejuízos
Produtores de Linhares e Sooretama tentam salvar lavouras após fortes chuvas

Previsão do tempo
Domingo segue com chuva passageira e leve alta das temperaturas no Espírito Santo

Cotações
Café, boi e hortifrúti: confira as cotações do dia 26 de janeiro

Importação e custo de produção
Morango importado abaixo do custo de produção ameaça renda de produtores no ES

Localizada na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais e Rio de Janeiro, está uma das regiões mais icônicas do território capixaba, o Caparaó. Com amplas belezas naturais e comportando o Pico da Bandeira – segundo ponto mais alto do Brasil, com 2.892 metros – e o famoso Parque Nacional do Caparaó, uma área de 31.800 hectares, com grande diversidade de ecossistemas, incluindo campos de altitude e trechos de Mata Atlântica, o Caparaó é marcado por montanhas, vales e cachoeiras, sendo um destino popular para ecoturismo e atividades como trilhas, camping e observação de fauna e flora.
Ao longo de 2024, diversas ações foram realizadas para potencializar o turismo no Caparaó. De encontros empresariais, passando por palestras específicas, festival gastronômico, apoios e patrocínios a eventos, a caravanas e experiências de turismo. No mês de agosto, por exemplo, aconteceu a 4ª edição do Famtour dos Gestores de Turismo do Caparaó, um encontro que visa integrar os líderes do setor na região.

Anderson Baptista, gerente da regional Caparaó do Sebrae/ES, destaca que muitas ações têm sido realizadas no território. “Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico, especialmente no setor turístico, que tem enorme potencial de geração de empregos e renda para a comunidade. A relevância é a moeda do futuro, é o caminho para o desenvolvimento turístico do Caparaó, assim como de todo o Espírito Santo. Tornar a região cada vez mais relevante é o propósito do nosso time Sebrae”.
O gerente salienta a importância da consultoria e a assinatura do contrato para o desenvolvimento do branding do Projeto Estrada Parque. Foi proposta a revitalização do percurso, com paisagismo, sinalização digital, instalação de mapas, novos e mais modernos pontos de ônibus, calçadas cidadãs e ciclovias.
“Em setembro tivemos a realização do Festival Gastronômico Sabores do Caparaó, em Irupi. Durante três dias, o evento destacou o melhor do Caparaó, reunindo a tradição tropeira, os produtos da agroindústria e a gastronomia regional”, conta. O turismo de experiência também foi valorizado este ano, sobretudo, com a ação “Convivência do Café”, que proporcionou aos participantes um acompanhamento das fases do produto, da lavoura à mesa.

Festival Gastronômico Sabores do Caparaó. Foto: divulgação




