pube
Geral

Calor ou frio demais? Saiba o que é e como calcular a sensação térmica

por Instituto Climatempo

em 22/08/2024 às 5h00

3 min de leitura

Calor ou frio demais? Saiba o que é e como calcular a sensação térmica

Foto: Freepik

O nível de umidade no ar está fortemente associado à sensação térmica e à temperatura, pois quanto maior a temperatura, maior a capacidade do ar em reter vapor.

Todos os dias temos um nível de umidade mínimo e um máximo de umidade no ar, que acompanha o comportamento da temperatura.

O nível de umidade do ar pode variar muito ao longo do dia, de um local para outro dentro da nossa própria casa. A quantidade de umidade no ar também varia muito dependendo da época do ano, da intensidade dos ventos e dos fenômenos meteorológicos que estão ocorrendo no local (chuva, ventania).

Tanto o excesso como a falta de umidade no ar podem causar desconforto e prejudicar a saúde humana.

pube

O que é a sensação térmica?

A sensação térmica é a temperatura modificada pela ação do vento e da umidade do ar. A velocidade do vento é importante para se saber a sensação de frio, em dias de baixa temperatura. O nível de umidade do ar é o principal fator que interfere na sensação de calor do corpo.

Em geral, com a temperatura baixa e o ar muito úmido, a sensação de frio aumenta. Já o ar quente e úmido aumenta a sensação de calor e o desconforto térmico.

Em um dia quente, mas com baixa umidade do ar, o corpo humano transpira menos e o desconforto é menor, a sensação de calor é menor. Um dia com baixa temperatura, mas seco nos dá menor sensação de frio.

Percepção térmica corporal

A sensação térmica é uma temperatura, um valor numérico obtido por uma fórmula matemática e não deve ser confundida com a percepção térmica corporal.

Cada corpo tem uma percepção de conforto ou desconforto de acordo com a temperatura do ar. Algumas pessoas suportam mais o calor e outras o frio. Uma pessoa pode se sentir confortável com uma temperatura 18°C, mas outra pode sentir está muito frio com esta mesma temperatura.

Essa percepção térmica corporal é muito variável de uma pessoa para outra e pode ter explicações metabólicas e emocionais.

Índice de calor

A maior sensação de calor nem sempre vai ocorrer na hora da maior temperatura do dia, porque a sensação térmica de calor depende da umidade. Em geral, o nível de umidade do ar é maior à noite, no começo da manhã, após o pôr do sol, e menor nas horas mais quentes do dia.

A sensação térmica é identificada com uma temperatura, mas que não se mede em um termômetro. Ela é calculada por uma fórmula. Em dias muito quentes falamos em “índice de calor”

Você pode calcular a sensação térmica neste link

Atenção com as roupas

Em dias muito quentes, o ideal é usar roupas soltas, de tecidos de algodão. A roupa grudada no corpo vai dificultar a transpiração e isso aumenta a sensação de calor e o desconforto. Hoje existem roupas tecnológicas, muito usadas por esportistas, que não deixam o suor ficar em contato com o corpo.

 

Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!