Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Momento de atenção!
Espírito Santo tem alerta por risco de granizo e tempestades; veja as cidades

O nível de umidade no ar está fortemente associado à sensação térmica e à temperatura, pois quanto maior a temperatura, maior a capacidade do ar em reter vapor.
Todos os dias temos um nível de umidade mínimo e um máximo de umidade no ar, que acompanha o comportamento da temperatura.
O nível de umidade do ar pode variar muito ao longo do dia, de um local para outro dentro da nossa própria casa. A quantidade de umidade no ar também varia muito dependendo da época do ano, da intensidade dos ventos e dos fenômenos meteorológicos que estão ocorrendo no local (chuva, ventania).
Tanto o excesso como a falta de umidade no ar podem causar desconforto e prejudicar a saúde humana.

O que é a sensação térmica?
A sensação térmica é a temperatura modificada pela ação do vento e da umidade do ar. A velocidade do vento é importante para se saber a sensação de frio, em dias de baixa temperatura. O nível de umidade do ar é o principal fator que interfere na sensação de calor do corpo.
Em geral, com a temperatura baixa e o ar muito úmido, a sensação de frio aumenta. Já o ar quente e úmido aumenta a sensação de calor e o desconforto térmico.
Em um dia quente, mas com baixa umidade do ar, o corpo humano transpira menos e o desconforto é menor, a sensação de calor é menor. Um dia com baixa temperatura, mas seco nos dá menor sensação de frio.
Percepção térmica corporal
A sensação térmica é uma temperatura, um valor numérico obtido por uma fórmula matemática e não deve ser confundida com a percepção térmica corporal.
Cada corpo tem uma percepção de conforto ou desconforto de acordo com a temperatura do ar. Algumas pessoas suportam mais o calor e outras o frio. Uma pessoa pode se sentir confortável com uma temperatura 18°C, mas outra pode sentir está muito frio com esta mesma temperatura.
Essa percepção térmica corporal é muito variável de uma pessoa para outra e pode ter explicações metabólicas e emocionais.
Índice de calor
A maior sensação de calor nem sempre vai ocorrer na hora da maior temperatura do dia, porque a sensação térmica de calor depende da umidade. Em geral, o nível de umidade do ar é maior à noite, no começo da manhã, após o pôr do sol, e menor nas horas mais quentes do dia.
A sensação térmica é identificada com uma temperatura, mas que não se mede em um termômetro. Ela é calculada por uma fórmula. Em dias muito quentes falamos em “índice de calor”
Você pode calcular a sensação térmica neste link
Atenção com as roupas
Em dias muito quentes, o ideal é usar roupas soltas, de tecidos de algodão. A roupa grudada no corpo vai dificultar a transpiração e isso aumenta a sensação de calor e o desconforto. Hoje existem roupas tecnológicas, muito usadas por esportistas, que não deixam o suor ficar em contato com o corpo.





