Mais lidas 🔥

Na Vila Batista
Vila Velha certifica sua primeira agroindústria de mel

Mercado
Preços do mamão formosa sobem com oferta menor nas principais regiões

Reconhecimento nacional!
Conexão Safra vence o Prêmio Ibá de Jornalismo 2025

De quarta para quinta
Veja as 55 cidades capixabas que estão sob alerta vermelho para temporais

Previsão do tempo
Instabilidade perde força no ES, mas sábado segue com nuvens e chuva fraca
Os vencedores do 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Cachoeiro de Itapemirim serão conhecidos neste sábado (26). A cerimônia de premiação será às 19h00, na quadra de esportes de Pedra Lisa, no distrito de Pacotuba. Antes, às 18h30, a prefeitura entrega à comunidade a primeira Unidade de Cafés Especiais do município.
Organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, o concurso recebeu 59 inscrições, sendo 47 de produtores de conilon e 12 de arábica. Eles apresentaram amostras de café a uma comissão técnica, que avaliou aspectos como cor, uniformidade, tamanho do grão e bebida.
Em seguida, dez amostras de cada tipo foram classificadas para a segunda etapa, que contou com nova coleta na propriedade de origem e segunda análise. Desta vez, os jurados avaliaram, além da qualidade (80% da nota), a sustentabilidade (20%) do café, a partir das condições de produção.
Os cinco melhores cafés conilon e os três mais bem avaliados do tipo arábica vão receber prêmios em dinheiro. Os valores variam de R$ 1 mil a R$ 6 mil.
“O concurso cumpriu seu papel de chamar a atenção dos cafeicultores de Cachoeiro para a necessidade de investirem continuamente na melhoria da qualidade do café que produzem. O número de participantes desta edição é expressivo, mostra que cada vez mais produtores estão atentos a isso ”, avalia o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Arcanjo Nunes.
Unidade de beneficiamento
A comunidade de Pedra Lisa, responsável por grande parte da produção de café de Cachoeiro, pode contar agora com uma Unidade de Cafés Especiais (UCE). Nela, os produtores terão à disposição diversos equipamentos para beneficiar o fruto. “As máquinas da unidade vão oferecer condições mais favoráveis à melhoria do padrão do produto e aumentar a aceitação no mercado ”, destaca José Arcanjo.
A UCE foi instalada pela prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. A entrega, neste sábado, vai contar com a presença do prefeito Carlos Casteglione.
“Temos investido muito na cafeicultura, devido à importância econômica e social dessa atividade para o município. Além de oferecer assistência técnica aos produtores, inauguramos o Centro de Classificação do Café, criamos o concurso em 2010, vamos entregar a primeira UCE em Pedra Lisa e, em breve, a segunda, em Boa Vista. São ações de estímulo e apoio para que essa cultura continue a crescer e se desenvolver ”, disse o prefeito.
Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim





