Brasil mostra experiência em fortalecimento da agricultura familiar no México
por Redação Conexão Safra
em 07/11/2018 às 0h00
2 min de leitura
As ações voltadas para o combate à situação de insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar, executadas pelo Brasil, serão apresentadas nesta quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) durante o Fórum de Agricultura Sustentável, Nacional e Global, no México.
O evento ocorre durante esta semana, na Cidade do México. Na participação da Conab, o gerente de Programação Operacional da Agricultura Familiar da Companhia, Tiago Horta, mostrará a experiência brasileira na execução de ferramentas de compras públicas, como forma de apoio à comercialização da produção da agricultura familiar, com destaque ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Mais Conexão Safra
A palestra técnica inclui a apresentação de todos os tipos de modalidades existentes no programa. A mais acessada é a Compra com Doação Simultânea que possibilita aos agricultores familiares, por meio de cooperativas e associações, a venderem seus produtos à Companhia. Esta produção depois é doada a grupos populacionais em situação de insegurança alimentar e nutricional, sendo destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de equipamentos públicos, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias. Outras modalidades apresentadas serão a de Compra Direta, na qual são adquiridos produtos da agricultura familiar pelo governo federal com o objetivo de sustentar preços, a de Formação de estoque, que apoia financeiramente a constituição de estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar, e a Aquisição de Sementes que compra sementes, mudas e outros materiais propagativos para a alimentação humana ou animal para destinar a pequenos produtores.
Durante o evento, a Conab também mostrará o funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar. (*Fonte: Conab)
Clique aqui e receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no agronegócio!